publicado por Miradouro de Vila Cova | Sexta-feira, 31 Julho , 2020, 09:03

3 – Monumentos


3.1- Religiosos

matriz.jpg

 

3.1.1 – Igreja Paroquial / Igreja matriz


É dedicada a Nossa Senhora da Natividade. A fachada é datada de 1712. Era então prior de Vila Cova o Padre Bartolomeu Gonçalves que se empenhou junto dos filhos de Vila Cova que foram para Olinda à procura do tão ambicionado ouro brasileiro e, entre eles, arranjou dinheiro para a reconstrução da Igreja matriz, obras que terminaram em 1712 à custa do estado. Frei Dionísio da Costa Garcia, era muito bem visto no paço do rei. O irmão deste frade, também frade, Frei Manuel do Nascimento foi para Olinda e foi o iniciador do peditório ali.  Sabe-se, no entanto, que as obras tiveram também o grande apoio de Luís da Costa Faria.
Tem duas capelas interiores – uma a direita consagrada a descida di espírito santo, a da esquerda apresenta no altar uma imagem da senhora da piedade com Cristo no regaço, em pedra de anca, manuelina, do principio do século XVI.
O portal, de vão retangular, acompanhado de pilastras com remate em forma de nicho que alberga uma imagem da virgem com o menino.
O interior é amplo com duas capelas que se abrem na nave sendo uma delas consagrada ao Espírito Santo. Os tetos são apainelados em caixotões decorados com motivos setecentistas, na capela-mor e de cenas hagiográficas no corpo.
Os cinco retábulos existentes na Igreja são da primeira metade do século XVIII. São em madeira dourada com colunas torcidas e com pâmpanos. O principal é mais ostentoso alberga a imagem da padroeira, nossa senhora da natividade.

misericordia.jpg

 

3.1.2 – Capela da Misericórdia


Situada na praça do pelourinho, com frontaria barroca, muito interessante, do século XVIII. Compõem-na duas zonas: uma quadrangular enquadrando o portal e a segunda ornamentada com um frontão interrompido onde se acomoda um alto nicho com uma escultura da virgem com o menino dos séculos XV-XVI.
O portal, de pilastras molduradas e ladeadas de aletas, tem um pequeno frontão interrompido com outros arranjos que emolduram um óculo quadrilobado.

1024px-Convento_de_Santo_António_-_Vila_Cova_de_Alva_-_Portugal_(3199340545).jpg

 

3.1.3 – A Igreja do Convento


A Igreja do Convento segue o tipo comum dos templos da ordem. A planta é cruciforme. O coro conserva o cadeiral de castanho, de espaldares apainelados com 24 cadeiras distribuídas por duas ordens.
Os retábulos são em talha magnificamente trabalhada sendo, bem como as esculturas que aqui se encontram, do início do século XVIII.
Possui ainda um órgão com elementos Rococó.

 

(continua)

 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




comentários recentes
Caro Sr. Avelar: obrigado pelo seu comentário. Apr...
As nossas condolências para a família toda.Frenk e...
" Ser Poeta ė ser mais alto...(Florbela Espanca)Qu...
Caro Nuno: Gostei muito. Aliás não esperava outra ...
Demasiado jovem para partir.Que descanse em paz.
Sentidos pêsames a toda a família. Muita força e c...
Boa tarde. Qual é o valor em ml de 2/5 de azeite?
Muito bem! Gostei. Contudo falta referir muitos pe...
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Julho 2020
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
15
16

19
20
22
23
24
25

26


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds