publicado por Miradouro de Vila Cova | Sábado, 16 Junho , 2018, 20:28

35416821_2048010925525333_4259569043129761792_n.jp

 

Há muito da idiossincrasia de Silvino Lopes nos textos de teatro que escreve. E digo-o, sem qualquer vacilação, porque o conheço bem das andanças de muitos anos quando, em momentos que partilhámos, nos entregámos às “coisas” da música, do teatro e da dança.

Quanto me ri, com outros, das suas piadas, do seu espontâneo e arguto humor! Mas, longe de mim, nesses anos idos de vivências tão preenchidas, imaginá-lo como autor, muito conseguido, de textos de teatro, no género comédia.

E Silvino supera-se de texto para texto. Esmera-se, de peça para peça, ganha consistência no texto, aproxima-se, cada vez mais, do que o espetador gosta, do que o faz rir, do que o espetador compreende.

E há mais: nesta sua última peça emergem estereótipos que reforçam as caricaturas de figuras sociais: a mãe Paloma, ditadora, prepotente, mandona, a meter a filha numa redoma, que a torna, fruto dessa sociabilidade materna, infeliz, medrosa, sem capacidade reativa. O empregado doméstico, pau para toda a obra, submisso, desabafando às escondidas da sua má sorte, um falhado nas investidas amorosas. E o professor cientista, lunático, vocacionado a experiências de efeitos precários, nas combinações líquidas e químicas que inventa.

Momentos de muita graça, a que não faltam, num assomo de revista à portuguesa, cantorias bem obtidas pela criatividade de Silvino.

O naipe de atores, para além de Silvino Lopes, cumpre na perfeição.

Fernanda Santana não me surpreende, habituado a vê-la, noutros tempos, em palcos profissionais, com destaque para o TIL.

Acácio Simões tem uma graça natural, que o torna um ator cómico que valoriza muito o Grupo.

E Vera Filipa, a novel atriz do Grupo, só reforça a valia dos “Gorgulhos”, pela sua marcante presença em palco, pela sua muito vincada veia de comediante.

Mais um êxito. Parabéns aos “Gorgulhos”.

 

Nuno Espinal  


comentários recentes
sentimentos a sua família. dalila trindade costa p...
Parabéns à Flor do Alva pelo centenário que acaba ...
Visão esclarecida e preocupada de um preclaro cida...
parabéns Dª Lucília silva tudo de bom
também para si um bom ano novo senhor Nuno Espinal...
Obrigado, um bom ano também para si, Um grande abr...
Partilho, caro Espinal. Um bom ano, amigo
Na minha aldeia - Torroselo -, o leilão de oferend...
Parabéns! Bjs
os meus sentimentos a família
Junho 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
14
15

17
19
22
23

26
27
28
30


pesquisar neste blog