publicado por Miradouro de Vila Cova | Sábado, 16 Junho , 2018, 20:28

35416821_2048010925525333_4259569043129761792_n.jp

 

Há muito da idiossincrasia de Silvino Lopes nos textos de teatro que escreve. E digo-o, sem qualquer vacilação, porque o conheço bem das andanças de muitos anos quando, em momentos que partilhámos, nos entregámos às “coisas” da música, do teatro e da dança.

Quanto me ri, com outros, das suas piadas, do seu espontâneo e arguto humor! Mas, longe de mim, nesses anos idos de vivências tão preenchidas, imaginá-lo como autor, muito conseguido, de textos de teatro, no género comédia.

E Silvino supera-se de texto para texto. Esmera-se, de peça para peça, ganha consistência no texto, aproxima-se, cada vez mais, do que o espetador gosta, do que o faz rir, do que o espetador compreende.

E há mais: nesta sua última peça emergem estereótipos que reforçam as caricaturas de figuras sociais: a mãe Paloma, ditadora, prepotente, mandona, a meter a filha numa redoma, que a torna, fruto dessa sociabilidade materna, infeliz, medrosa, sem capacidade reativa. O empregado doméstico, pau para toda a obra, submisso, desabafando às escondidas da sua má sorte, um falhado nas investidas amorosas. E o professor cientista, lunático, vocacionado a experiências de efeitos precários, nas combinações líquidas e químicas que inventa.

Momentos de muita graça, a que não faltam, num assomo de revista à portuguesa, cantorias bem obtidas pela criatividade de Silvino.

O naipe de atores, para além de Silvino Lopes, cumpre na perfeição.

Fernanda Santana não me surpreende, habituado a vê-la, noutros tempos, em palcos profissionais, com destaque para o TIL.

Acácio Simões tem uma graça natural, que o torna um ator cómico que valoriza muito o Grupo.

E Vera Filipa, a novel atriz do Grupo, só reforça a valia dos “Gorgulhos”, pela sua marcante presença em palco, pela sua muito vincada veia de comediante.

Mais um êxito. Parabéns aos “Gorgulhos”.

 

Nuno Espinal  


comentários recentes
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Só para salientar o segundo golo do COJA é perfeit...
No Facebook está o vídeo do segundo golo caso algu...
Parabéns à Clarinha. Também tenho uma neta, que se...
Parabéns à Família. A bébé é Linda!Que tudo lhe co...
Adorei esta peça, obrigada por esta comedia e por ...
Faz sentido esta ideia da Aprendizagem Cooperativa...
sentimentos a sua família. dalila trindade costa p...
Junho 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
14
15

17
19
22
23

26
27
28
30


pesquisar neste blog