publicado por Miradouro de Vila Cova | Domingo, 10 Janeiro , 2021, 10:14

e82b5e83-932e-4b28-be93-515985cbdb61 (1).jpg

 

Jogos Populares (1)

Os jogos populares tinham como principais objetivos o convívio, a diversão e o entretenimento. Mas, também, puxavam às habilidades corporais e ao próprio intelecto.

Dos jogos que apresentamos, os dois primeiros eram jogados por adultos, sendo os dois primeiros à volta de uma mesa.

Os outros dois, eram jogos de crianças, mas que serviam também de entretenimento de adultos.

1803_b (1).jpg

 

Loto

Grupos, em especial de famílias, juntavam-se, à noite, em períodos do ano, para conviverem e, entretanto, jogarem o loto.

O loto era jogado por meio de cartões, cada um com 15 números, dispostos em linhas de 5, de 1 a 90, impressos aleatoriamente.

Havia, geralmente, um saco que continham marcas cilíndricas numeradas de 1 a 90.

 A marcas eram tiradas ao acaso e ganhava o jogador que primeiro conseguia encher os seus cartões. Quando assim acontecia dizia “quinei”.

Os números, por quem lia na saída do saco, eram todos alcunhados.

Por exemplo: o 10 era “pau e bola”, o onze “pernas do Sr. Prior”, o 13 “azar”, o 15 “Quinzinho”,

 o 22 “patinhos”, o trinta e três “Anos de Cristo”, o 68 “antes da bronca”, o 69 “bronca”, o 70 “depois da bronca”, o 90 “pai velho”, etc.

As pessoas divertiam-se e ninguém, feitas as contas finais, ficava mais pobre ou mais rico, até porque cada cartão custava um ou dois tostões e a última jogada, chamada a tômbola, aumentava a parada e o cartão ia ao preço de cinco tostões.

OIP.jpg

 

Sueca

A sueca era um jogo de cartas, muito popular em Vila Cova nos anos 50 e 60 jogado, muitas vezes, na taberna do Sr. Fernando Gabriel.

Havia grandes craques no jogo da sueca que era jogado por dois pares de jogadores, cada par constituindo uma equipa.

Durante o jogo os jogadores não podiam falar, nem trocar qualquer tipo de sinal, como pancadas em cima da mesa, bater com os pés no chão, etc. Mas, jogadores experimentados que mantinham uma parceria longa, tinham sinais dissimulados, que os aplicavam sem que os adversários os compreendessem.

Por vezes a sueca era jogada com um certo fanatismo, havendo mesmo jogadores que se irritavam, quando o jogo lhes corria mal, zangando-se, barafustando, acusando os adversários de utilizarem sinais, que eles detetavam durante o jogo. Mas, nada provavam e no fim de cada jogo o que contava eram os pontos obtidos.

Contudo, terminada a contenda, as zangas terminavam e mantinham-se as amizades.

descarregar (1).jpg

 

Malha

Nos anos cinquenta ainda se jogava o jogo da malha, ou chinquilho, quando a estrada, que atravessava Vila Cova era de macadame. Depois, com a estrada já alcatroada perdeu-se a prática deste jogo.

O jogo era praticado tanto por homens, como pelos mais novos.

O jogo consistia no lançamento de discos de metal em direção a um pino. Quem derrubasse o pino somava pontos. Caso nenhum dos jogadores acertasse no pino, verificava-se qual o disco que mais perto ficava do pino, somando mais pontos do que os outros, que também iam somando pontos, consoante o posicionamento mais próximo do pino.

Os mais novos, que não dispunham de discos de metal, jogavam com pedra redondas e achatadas (seixos) que, geralmente, recolhiam na zona do Salgueiral, nas margens do Alva.

jg_20141114_550x366_01.jpg

 

Bilharda

Não era um jogo muito praticado, conquanto, para além de crianças e jovens, era jogado também por adultos, geralmente na estrada térrea, ainda nos anos cinquenta.

Desenhava-se uma circunferência no chão. Cada um dos jogadores estava munido de pau, um com cerca de 60 cm. Havia um outro pau, afiado numa das pontas ou mesmo nos duas, com uns 10 cm. Este pau era chamado bilharda. O propósito era meter a bilharda na circunferência a fim de somar pontos. O jogo começava com um jogador, empunhando o pau maior, a lançar a bilharda ao ar com uma pancada certeira e arremessá-la o mais longe possível. O adversário tentava apanhá-la com o intuito de introduzir a bilharda na circunferência e somar pontos. O jogo ia-se desenrolando, sempre com o propósito de cada um dos jogadores introduzir a bilharda na circunferência.

 

Nuno Espinal

 


comentários recentes
Foi de Covid-19?
Caro Sr. Avelar: obrigado pelo seu comentário. Apr...
As nossas condolências para a família toda.Frenk e...
" Ser Poeta ė ser mais alto...(Florbela Espanca)Qu...
Caro Nuno: Gostei muito. Aliás não esperava outra ...
Demasiado jovem para partir.Que descanse em paz.
Sentidos pêsames a toda a família. Muita força e c...
Boa tarde. Qual é o valor em ml de 2/5 de azeite?
Muito bem! Gostei. Contudo falta referir muitos pe...
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
Janeiro 2021
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
23

24
25
26
27
28
29
30

31


pesquisar neste blog