publicado por Miradouro de Vila Cova | Segunda-feira, 19 Agosto , 2019, 19:59

68840330_2329295557184368_4934474328507940864_n (1)-001.jpg

A sardinhada com grande afluência/foto de José Artur  Leitão

 

No último sábado, dedicados vilacovenses deram um exemplo afincado de que ainda há dirigentes de instituições que se esmeram para que a sua ação de serviço institucional contribua para evitar o estiolamento do movimento associativo das aldeias, cada vez mais ameaçado por razões conjunturais.

A “sardinhada”, organizada pela direção da nossa “Flor do Alva”, é bem testemunho de uma luta constante dos seus dirigentes na busca de um suporte financeiro, mínimo que seja, para continuar a sustentar a Filarmónica.

Mas, a questão, mais que financeira, apega-se, fundamentalmente, ao número cada vez mais reduzido de filarmónicos que integrem a Banda.

Tudo indicia que, a breve prazo, o número de filarmónicos disponível seja insuficiente para que a Banda Filarmónica se afirme na sua tradicional caracterização.

Ora, esta putativa situação remete-nos para uma pergunta: perspetiva-se, assim, a dissolução da Sociedade Filarmónica Flor do Alva?

É uma probabilidade se acaso dirigentes e associados se conformarem nessa situação. Mas há que considerar que esse possível destino possa ser ultrapassado, desde que se percecione que a Sociedade Filarmónica Flor do Alva tem condições para manter uma atividade musical, ainda que em moldes diferenciados daquilo que é a sua caracterização como formação de Banda Filarmónica.

O know how de que Flor do Alva dispõe, a par de um acervo de instrumentos musicais, com incidência nos sopros e precursão, são alicerces para a consideração de distintos projetos musicais, como, por exemplo, uma miniorquestra ou formações afins a outros paradigmas musicais.

Com uma mudança nos parâmetros referidos, continuará a cumprir-se o principal desígnio da Flor do Alva, ou seja, para além do padrão lúdico, a promoção da educação e da cultura musicais.

 

Nuno Espinal


comentários recentes
Mais um homem bom que nos deixa. Há tempo que não ...
A perda de um amigo e a amigo da minha família, de...
Publiquei um comentário sobre o meu tio Zé, não ch...
Tio Zé Torda , descanse em paz e que DEUS o pon...
Tio Zé Torda, descanse em paz e que Deus o ponh...
Caro Dr. NunoFoi sem dúvida uma tarde e uma noite...
Sinceros sentimentos pelo falecimento do Tó Man...
Não foi de Covid
DISTÂNCIA/SEPARATISMO DOS PARASITAS-HORRORIZADOS c...
Foi de Covid-19?
Agosto 2019
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15

18
20
21
22
23

25
27
28
29
30
31


pesquisar neste blog