publicado por Miradouro de Vila Cova | Sábado, 14 Fevereiro , 2015, 22:52

024.JPG

 

Gosto de vasculhar arquivos de memórias. E muito me delicio quando me perpasso em estórias e apontamentos de acontecimentos ou noticias sobre a nossa Vila Cova. Eis um registo que me chegou ao conhecimento, datado de 1928, publicado na Comarca de Arganil e escrito por Alfredo Jorge Leal.

Uma linguagem muito gongórica, ao estilo da época e demonstrações de uma paixão sem limites por Vila Cova. Falha nas previsões. Quem não falharia! Mas louve-se nos anseios.

Na realidade, gente de outra postura. Como tudo está diferente!

Eis o texto:

“Como as andorinhas, agora um, amanhã outro e depois um rancho, os nossos compatriotas vão aparecendo na nossa terra, cheios de garbo e presteza, desejando com os seus galantes e alinhados perfis contribuírem para o aformoseamento do jardim da nossa mocidade, cujas pétalas dispersas andam por essas terras além.

Os festejos de S. João, no dia 24 do corrente, como ímpeta tempestade que impera nos nossos jovens conterrâneos, os vem reunindo e a nuvem engrossa constantemente, enchendo Vila Cova de vida, cuja vibração aplaudo satisfeito, como satisfeito aplaudo todas as iniciativas da nossa terra, da qual há muito sou humilde servidor. Vila Cova pequenina, cuja imemorável história só os nossos antepassados conheciam, há-de por certo triunfar e as suas grandes colinas hão-de ser muito pequenas para por elas subir. As placas ao grande e nunca esquecido filho da nossa terra, Dr. Luís da Costa faria, que a Junta vai inaugurar no próximo dia 25, devem ser o início, senão o caminho, para o progresso da nossa terra que sendo muito pequena é bastante grande nos nossos corações de puros e sãos vilacovenses.”

 

Nuno Espinal


comentários recentes
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Fevereiro 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11

21

25
28


pesquisar neste blog