publicado por Miradouro de Vila Cova | Quinta-feira, 13 Novembro , 2014, 22:31

IMG_3167.JPG

É uma questão que se arrasta há muitos anos e que teima em permanecer sem resolução que se vislumbre.

Refiro-me à degradação, a cada dia que passa, de parte dos templos religiosos de Vila Cova, com valores históricos e artísticos que superam a grande maioria das obras que, neste concelho de Arganil, têm tido investimentos de milhões.

Valha-nos, contudo, ainda que provavelmente a sua ação não atinja resultados significativos, o empenho e dedicação, sob a forma de alerta e protesto, do deputado do Partido Comunista da Assembleia Municipal do Concelho de Arganil, de nome António Lopes que, nem sendo de Vilacovense, insiste em evidenciar a situação de ignorância a que as autoridades têm votado um filão no concelho que se chama Vila Cova de Alva, pela sua riqueza de património histórico e religioso.

Claro, que os templos são propriedade da Igreja. Mas também é verdade que são reconhecidos como de valor público. Daí que a responsabilidade do Estado não possa, de modo nenhum, ser branqueada.

As obras, a concretizar-se, reclamarão, por certo, uns bons milhares de Euros (estamos a referir-nos, em especial, aos caixotões que integram telas pintadas no teto da Matriz e à sacristia e órgão de cravo da Igreja do Convento).

Mas, os anos têm passado e, mesmo com apelos e diligências de gente sensibilizada para esta causa, Vila Cova não tem merecido a atenção de quem, ao longo dos anos, poderia intervir, pelo poder e meios de que dispõem.

Ainda, assim, saúde-se a ação e dedicação de alguns. Na contemporaneidade, volto a destacar o empenho do Padre Rodolfo, nas obras importantes que já fez e estão em curso na Matriz, nomeadamente o telhado, a pintura de paredes e o arranjo da talha do altar principal. E, porque sinceramente me sensibilizou, o empenho do Eng. António Lopes, pelo ardor com que se tem dedicado ao incentivo em prol de Vila Cova. “É um lírico” – há quem diga. Um nadinha talvez o seja, há que admitir, mas quem nos dera que muitos “líricos” houvesse e que no mínimo funcionassem como verdadeiras “chapadonas” ao amorfismo de muitos.

 

Nuno Espinal


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



comentários recentes
Mais um homem bom que nos deixa. Há tempo que não ...
A perda de um amigo e a amigo da minha família, de...
Publiquei um comentário sobre o meu tio Zé, não ch...
Tio Zé Torda , descanse em paz e que DEUS o pon...
Tio Zé Torda, descanse em paz e que Deus o ponh...
Caro Dr. NunoFoi sem dúvida uma tarde e uma noite...
Sinceros sentimentos pelo falecimento do Tó Man...
Não foi de Covid
DISTÂNCIA/SEPARATISMO DOS PARASITAS-HORRORIZADOS c...
Foi de Covid-19?
Novembro 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
14

18
22

25
27
28



pesquisar neste blog
 
subscrever feeds