No próximo dia 17 de novembro, pelas 21h30, “Os Gorgulhos” vão, pela primeira vez, pisar o palco da principal sala do concelho, o Auditório da antiga Cerâmica Arganilense.
Trata-se de um acontecimento revelador do reconhecimento que este Grupo de Teatro granjeou, consequência da qualidade das peças que apresenta e da excelente performance dos atores que o integram.
Para além do mais, a atividade dos Gorgulhos exterioriza-se ao seu próprio desempenho, já que, ao organizar um Festival de Teatro proporcionou, em Vila Cova, a representação de uma peça por um grupo de teatro vindo de Loures.
A caminho dos cinco anos de existência e com mais de dez produções inéditas, o grupo de teatro da nossa União de Freguesias, realizou já cerca de noventa espetáculos (dentro e fora do nosso concelho), para mais de dez mil espectadores, a quase totalidade de habitantes do concelho de Arganil.
Sempre com textos inéditos, da sua própria autoria, “Os Gorgulhos/teatro Na Serra”, a princípio só com dois atores, cresceu naturalmente, fruto do seu trabalho que, a cada peça, vem atraindo cada vez mais público e conta, hoje em dia, com cinco atores e dois técnicos de luz e som.
“Se calhar não é chá”, estreada em junho último, será a peça que irão apresentar no próximo dia 17 em Arganil. Uma comédia em tom de “revista” que conta a história de um professor “cientista” e do seu assistente, Giló, cujas experiências nunca dão bom resultado. Para ajudar à “festa”, a porteira do prédio, a Dona Paloma e a sua filha Alicinha desconfiam que algo de muito estranho se passa em casa do professor. E o que estará dentro daquelas garrafinhas coloridas?
Se calhar não é chá…
A não perder.
Nuno Espinal