publicado por Miradouro de Vila Cova | Sábado, 16 Março , 2019, 16:30

índice.jpg

Um dos grandes problemas, que começa a ter repercussões dramáticas no planeta Terra, é a produção gigantesca de lixo, que é uma consequência dos restos considerados inúteis e desaproveitáveis, referidos como desperdícios.

Parte destes resíduos é constituída por matéria orgânica, mas uma percentagem de quase 50% é composta de materiais diversificados, como, entre outros, tecidos, vidros, borrachas, tintas, papel, alumínios, plásticos, matéria que, no seu total, gera um funesto impacto socioambiental, em especial quando é abandonado em lixeiras não controladas pelos organismos competentes.

Compete ao Estado criar condições para a reciclagem deste lixo, de forma a que o lixo seja depositado, por parte dos cidadãos, em contentores próprios e não em locais não catalogados para este efeito.

Trata-se de uma questão de consciência cívica que em Vila Cova está a ser posta em causa, perante o espetáculo degradante visível numa improvisada lixeira, junto à ETAR, em cenário a céu aberto. E, para cúmulo, esta ilegal lixeira está a ser aproveitada por gente de freguesias vizinhas, provocando no local uma situação, para além de inestética, perigosa para a saúde pública.

O Executivo da nossa União de Freguesias já foi alertado, por uma entidade competente ligada ao ambiente, para que tome medidas tendentes a impedir a utilização indevida de locais não autorizados para depósito de lixo, podendo, inclusivamente, ser penalizado pelo não cumprimento de diretivas inerentes a esta questão.

O Executivo da União de Freguesias, segundo informação que prestou ao Miradouro, assume a recolha de todo o tipo de eletrodomésticos, cabendo aos cidadãos, que os coloquem em desperdício, contactarem os serviços da União, sendo proibido que esses eletrodomésticos sejam abandonados junto aos contentores de lixo.

 

Nuno Espinal


comentários recentes
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
Março 2019
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11

17
18
19
20

24
28
30

31


pesquisar neste blog