publicado por Miradouro de Vila Cova | Terça-feira, 29 Setembro , 2015, 14:29

saias.jpg

 

A ideia da formação de um grupo de recriação das cantigas e danças das “rodas” que, em tempos idos, eram ato imprescindível nas festas em Vila Cova, parece ter colhido da parte da população aprovação geral, a avaliar por comentários recebidos.

No próximo dia 10 haverá nova reunião, já com mais aderentes, sendo de esperar jovens que aprenderão o modo como se dançavam as “rodas”.  

Entretanto, surgiram várias sugestões para o nome a ser dado ao Grupo. Mas, a denominação pública do grupo aconselha que a ideia que presidiu à sua formação lhe esteja explícita. Assim, o Grupo será referenciado como etnográfico, para além de lhe estar atribuído, no seu nome, a localidade a que pertence.

Etnográfico porquanto pretende ser intérprete do modo exato como as “rodas” eram cantadas e dançadas, com o intuito de preservar as suas memórias.

Por esta razão, a denominação do Grupo obedecerá à seguinte necessária referência: Grupo Etnográfico de Vila Cova de Alva.

Para além deste registo, o Grupo deverá ter referenciada a ideia do seu propósito. Por exemplo: “Cantigas e Danças das Rodas”, ou “Vai de Roda” ou ainda “Modas das Rodas”.

A aceitar esta última designação o Grupo ficaria com a seguinte denominação: Grupo Etnográfico de Vila Cova de Alva, “Modas das Rodas”.   

Continuamos, pois, a aceitar sugestões, as quais serão discutidas a fim de ser escolhida uma, na próxima reunião de 10 de Outubro, para denominação definitiva do Grupo.

 

Nuno Espinal


comentários recentes
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
Setembro 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

14
17
19

21
22

27
28
30


pesquisar neste blog