publicado por Miradouro de Vila Cova | Domingo, 11 Setembro , 2016, 11:07

IMG_2166.JPG

Tempos houve em que a “Festa da Padroeira”, ou a “Festa de Nossa Senhora da Natividade”, assumia um impacto superior quando integrava a “1ª Comunhão” das crianças da aldeia.  Quando tal não acontecia a “Festa”, de cunho essencialmente religioso, quedava-se, para além da Missa e da Procissão, por um momento lúdico vivido da parte da tarde, sempre ao dia 8 de setembro, em que a filarmónica se exibia associada ao bailarico popular.

De há uns anos para cá, a data de realização dos festejos tornou-se móvel, sujeita a circunstâncias de oportunidade e sempre marcada a um sábado ou domingo.

Quanto à “1ª Comunhão” de crianças na atualidade e em tempos futuros é acontecimento muito improvável, apenas pela razão conhecida de não haver, nem ser expetável vir a haver, um número significativo de crianças em Vila Cova.   

Resta, assim, uma Festa da Padroeira, que este ano aconteceu no passado dia 10, sábado, tanto na forma como na substância, dentro da normalidade.

Apenas, com um pormenor a referenciar. Menos gente na sua participação, de ano para ano, resultado da diminuição e envelhecimento da população.

Um registo que merece evidência: A Missa cantada teve a participação de filarmónicos da “Flor do Alva”. Foram elogiados pelo Padre Dr. Rodolfo Leite, que destacou a qualidade das suas atuações. Parabéns a todos estes intérpretes musicais, com realce para o seu Maestro Ricardo Calado.

 

Nuno Espinal

 

IMG_2158.JPG

IMG_2156.JPG

 

IMG_2168.JPG

IMG_2177.JPG

IMG_2182.JPG

 

IMG_2185.JPG

 


comentários recentes
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
Setembro 2016
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
15

18
19
20
21
22

25
26
27
28
29


pesquisar neste blog