Na sua edição de hoje, o Diário de Coimbra dedica um apontamento à cerimónia da entrega de uma casa a um casal de Vinhó, casa parcialmente destruída no incêndio de 15 de outubro.
Deste apontamento, assinado pela jornalista Isael Duarte, transcrevemos o seguinte excerto:
“António Agostinho e Fernanda Silva são um casal sexagenário, residente em Vinhó, União de Freguesias de Vila Cova de Alva e Anseriz, cuja habitação ficou parcialmente destruída pelo incêndio de 15 de outubro, o que a tornou inabitável.
Após o incêndio o casal ficou alojado em casa de familiares, em Coja, e só ontem voltou a dormir na sua casa, depois da reabilitação de que foi alvo, fruto do projeto “Juntos por Arganil”, da responsabilidade da empresa de operação logística Transitex e que contou com apoios de clientes, parceiros e amigos, que contribuíram com material de construção, móveis e eletrodomésticos.
Trata-se de um casal que conta somente com 300 euros mensais para viver, proveniente do subsídio de desemprego de António Agostinho, desempregado há 4 anos, uma vez que a sua esposa é doméstica, e nunca auferiu qualquer tipo de rendimento. Por isso, se não tivesse sido a colaboração da Transitex, que chegou a esta família através da SOS Arganil, este casal muito provavelmente ainda não teria regressado à sua casa.
Acompanhados por Fernando Lima, administrador da empresa, Rodrigo Oliveira, fundador da SOS Arganil, Paulo Amaral, presidente da União de Freguesias de Vila Cova de Alva e Anseriz, e alguns familiares, foi com muita emoção e algumas lágrimas que o casal entrou ontem em casa a meio da tarde, totalmente recuperada e com mobiliário e eletrodomésticos novos.”