publicado por Miradouro de Vila Cova | Quarta-feira, 22 Outubro , 2014, 23:29

Carolina_Beatriz_Ângelo.jpg

 

O Henrique Gabriel propõe que publiquemos, em adenda ao nosso apontamento “Igualdade de Géneros?”, publicado sábado passado, uma referência a uma senhora, Carolina Beatriz Ângelo, que granjeou lugar na História Contemporânea Portuguesa, ao ser a primeira mulher a votar no País, por mérito da sua sagacidade e, acima de tudo, pela luta em que se empenhou como sufragista.

A I República portuguesa impedia o sufrágio feminino, só o permitindo aos cidadãos que tivessem mais de 21 anos de idade, soubessem ler e escrever e fossem chefes de família, sem especificar, por deslize do legislador, o género a que pertenciam.

Ora, Carolina Beatriz Ângelo que era médica e chefe de família, por força de ter enviuvado, utilizou o argumento de que possuía os requisitos legais que lhe davam o direito de poder votar.

E votou mesmo, isto em 1911, contra a vontade da elite do poder que não tolerava direitos iguais entre homens e mulheres, em muitas manifestações de cidadania, nomeadamente o direito ao voto, o qual, em 1913, por já prevista alteração da lei, especificava que só os «chefes de família do sexo masculino» podiam eleger e ser eleitos.

Esta senhora faleceu muito nova, com 33 anos de idade, mas ainda assim teve um historial de muita dedicação e coragem como militante feminista.

Aqui fica a nossa homenagem e um obrigado ao Henrique Gabriel pela achega que nos deu.

Já agora uma curiosidade: Sabem quem é trineto, por descendência materna, desta senhora? O próprio filho do Henrique Gabriel,  o Vasco Ferreira, que todos os anos, no período de férias escolares, passa uns dias em Vila Cova, em casa dos avós paternos.

E já agora outra curiosidade: a Dra. Carolina Beatriz Ângelo foi casada com um médico de nome Januário Barreto, trisavô do nosso Vasco Ferreira. Sabem de que Instituição foi, este senhor, co-fundador? Nem mais nem menos do que da Instituição que tem por nome Sport Lisboa e Benfica, da qual foi Presidente à data de 1906.

E haja cuidado com juízos precipitados! É que, ao que sei, o Vasco Ferreira, filho do Henrique, até é do Sporting.

 

Nuno Espinal


Jaques a 8 de Março de 2015 às 18:07
Como é que Januário Barreto pode ter sido co-fundador do "Sport Lisboa e Benfica" se este clube apenas nasceu em 1908 (da fusão do "Sport Lisboa" com o "Grupo Sport Benfica")?
Januário Barreto foi, aliás, um dos muitos que não concordaram com essa "fusão", e por isso é que se tornou sócio do Sporting em 1909, pelo que não me espanta que os seus descendentes também o sejam...
Cumprimentos.

Miradouro de Vila Cova a 9 de Março de 2015 às 12:24
Nota do Miradouro:

Exmo. Sr.:
Agradecemos a sua colaboração. Conforme nossa recolha, informamos o seguinte:

Januário Gonçalves Barreto Duarte foi presidente do Sport Lisboa e Benfica em 1906.
Foi eleito no dia 22 de Novembro de 1906 para presidir ao primeiro executivo sufragado nas urnas pelos associados. Da direcção de Barreto faziam parte todos os elementos da Comissão Administrativa, facto da maior relevância na consolidação dos alicerces do clube. Não sendo fundador, cedo se revelou militante apaixonado, funcionando não raras vezes o seu consultório médico, à Rua Nova do Almada, como sala de reuniões dos dirigentes benfiquistas.
Entretanto o Sport Lisboa entra em crise financeira o que está na origem da demissão de Januário Barreto do clube.
Segundo fontes do SCP, Januário Barreto terá sido, então, admitido como sócio do Sporting Clube de Portugal em Fevereiro de 1909, e em 4 de Janeiro de 1910 tornou-se no primeiro Presidente de um Conselho Fiscal do Clube. Faleceu em 23 de Junho de 1910 antes da implantação da República.
É preciso notar que nessa altura a rivalidade com o SCP era incipiente e na altura provavelmente a ideia mais lógica seria que o Sport Lisboa não sobreviveria à crise. Nessa altura emergiram figuras gigantes da história do Sport Lisboa: Cosme Damião, Felix Bermudes, Manuel Gourlade, e do Grupo Sport Benfica: Luis Carlos de Faria Leal. E assim se originou o Sport Lisboa e Benfica.
O Benfica foi fundado em 28-02-1904 pois claramente o Sport Lisboa e o Sport Lisboa e Benfica têm numerosos e decisivos pontos em comum.

comentários recentes
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
Outubro 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

14
16
17
18

21
23
25

31


pesquisar neste blog