Continuando a dar à estampa contributos históricos da vila e freguesia de Coja, em forma de pequenos livros de bolso, Nuno Mata apresenta agora a temática da 1ª Guerra Mundial, nomeadamente com a recordação de alguns dos seus principais momentos e dos nomes, por si conhecidos, de combatentes cojenses num dos mais sangrentos conflitos mundiais, inicialmente apelidada de Grande Guerra quando não se suponha vir a ocorrer, poucos anos mais tarde, uma outra, a 2ª.
O trabalho enquadra o conflito e a participação portuguesa, envolta ainda hoje em grande polémica, a referência à presença dos militares da vila de Coja e lugares da freguesia e divulga alguns documentos militares de um dos envolvidos na guerra, José Luís Nunes, primo do autor. Ficará assim e para memória futura, uma porta aberta a um estudo mais profundo e detalhado desta etapa, mais uma, da vida colectiva de Coja.
As recolhas continuam e seguir-se-á, para breve, uma temática pouco abordada: a economia da vila, que trará ao prelo mais do que um volume, depois de se ter historiado o aparecimento da Cerâmica da Carriça.
Nuno Mata