publicado por Miradouro de Vila Cova | Terça-feira, 05 Junho , 2018, 18:13

8368750_8vHvN.jpg

 

A TVI, no alinhamento do “Jornal das 8” de sábado passado, dia 2 de junho, apresentou uma reportagem em que alterna apontamentos sobre o bucho de Vila Cova e o maranho da Sertã, na série "A Minha é Melhor que a Tua".

Sobre o que foi dito sobre o maranho da Sertã não me pronuncio, até porque nunca saboreei tal iguaria e por uma redutora razão: rejeito, liminarmente, por uma questão de gosto, tudo o que é derivado da carne de cabra.

Quedemo-nos, pois, no que sobre o “nosso bucho” foi dito e visto. A reportagem, conduzida pelo jornalista José Manuel Santos, apresenta imagens captadas no Miradouro das Alminhas, ou na zona do Escuro, para se fixar no átrio da Igreja do Convento, onde a Dr.ª Fernanda Maria, da Confraria do Bucho de Arganil, faz algumas referências sobre o Bucho de Vila Cova.

Mas, o momento mais interessante da reportagem passa pelas imagens captadas na cozinha onde o bucho é fabricado, com a sequência de processos que vão sendo aditados desde o começo da sua preparação até ao momento em que a sua confeção está concluída.

As explicações são prestadas, com grande autoridade e sabedoria, pelo Sr. Vasco Cruz, proprietário da empresa confecionadora do bucho de Vila Cova, ajudado pela sua esposa, Sr.ª Dª. Isabel Cruz.

A reportagem passa depois para Coja, onde, na Praça principal da vila, são exibidos alguns buchos do concelho, dados a provar a quem rodeia uma mesa, na circunstância preparada para tal. E a prova parece conclusiva quando o jornalista, ao saborear o nosso bucho exclama: “este é o melhor!” “São todos bons”, argumenta, no politicamente correto, alguém da Confraria. “O melhor é o de Vila Cova” contra-argumenta o jornalista em tom perentório e voz muito audível.  E fá-lo com toda a razão. De facto, o Bucho de Vila é reconhecido, maioritariamente, como o melhor!

 

Nuno Espinal


comentários recentes
Parabéns à Flor do Alva pelo centenário que acaba ...
Visão esclarecida e preocupada de um preclaro cida...
parabéns Dª Lucília silva tudo de bom
também para si um bom ano novo senhor Nuno Espinal...
Obrigado, um bom ano também para si, Um grande abr...
Partilho, caro Espinal. Um bom ano, amigo
Na minha aldeia - Torroselo -, o leilão de oferend...
Parabéns! Bjs
os meus sentimentos a família
É COM SINCERA TRISTEZA E DESOLAÇÃO QUE VEJO, TAMBÉ...
Junho 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
14
15

17
19
23

24
25
26
27
28
29
30


pesquisar neste blog