publicado por Miradouro de Vila Cova | Segunda-feira, 27 Abril , 2020, 02:57

IMG-20200426-WA0001 (1).jpg

Não compreendo a frase “a partir de agora nada vai ser como dantes”. Como se o efeito “vírus” viesse alterar tudo e todos nós passássemos a ser outros, pessoas diferentes.

Obviamente que algo vai mudar. O retrocesso da economia, um facto já evidente, vai mudar hábitos, em especial a nível do consumo. E outras alterações, a nível dos hábitos e dos costumes, são expetáveis. Mas, daí a tudo mudar…

Por exemplo, a Igreja Católica, conservadora como é, alguém pensa que a sua ideologia, os seus procedimentos litúrgicos, os seus rituais possam mudar assim tanto?

Não o creio e disso ninguém a deve censurar. As suas tradições vão manter-se, porque representam muito da sua substância, da sua essência. A Páscoa, e falamos dela pela sua proximidade temporal, vai manter as suas tradições, a sua simbologia, os seus rituais.

Contudo, em período generalizado de contenção e de confinamento social, algumas manifestações houve nesta Páscoa, alheias aos habituais costumes locais, a que apenas reportamos existência temporal e que tiveram a intenção de superar o vazio presencial na Igreja dos fiéis.

Foi assim que o Padre Daniel Rodrigues lançou uma ideia, para com as suas Paróquias. À porta das casas uma cruz, ornamentada com ramagens de loureiro, oliveira e alecrim nos Ramos, com uma tarja vermelha na Paixão e com flores a partir de Domingo Páscoa até Quinta Feira da Ascensão.

Este domingo, o Padre Daniel veio a Vila Cova benzer as cruzes. Uma delas, a da foto, é a que está estampada no Centro de Dia da nossa Santa Casa.

Foi bonita a ideia. Mas, ainda assim, não deixo de manifestar um desejo.

O de que para o ano tudo, na Páscoa, volte ao normal.

 

Nuno Espinal


comentários recentes
Mais um homem bom que nos deixa. Há tempo que não ...
A perda de um amigo e a amigo da minha família, de...
Publiquei um comentário sobre o meu tio Zé, não ch...
Tio Zé Torda , descanse em paz e que DEUS o pon...
Tio Zé Torda, descanse em paz e que Deus o ponh...
Caro Dr. NunoFoi sem dúvida uma tarde e uma noite...
Sinceros sentimentos pelo falecimento do Tó Man...
Não foi de Covid
DISTÂNCIA/SEPARATISMO DOS PARASITAS-HORRORIZADOS c...
Foi de Covid-19?
Abril 2020
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
17
18

20
22
23
25

26
28
29
30


pesquisar neste blog