Bem tem andado o Executivo da União de Freguesias ao promover eventos festivos nas localidades da sua área de jurisdição, com um cunho identificador da cultura popular.
Tudo começou com a “Mostra de Labores e Sabores” em Vila Cova, com doze ediçõea já completadas, iniciada com o Executivo, nesta altura ainda não constituído União, presidido pela Dra. Cidalina Lourenço, continuado pelo Sr. António Tavares e, já como União Freguesias, presidido por o Sr. Paulo Amaral, que alargou este género de festividades em espaços das restantes localidades da União.
Em Casal de S. João, com o apoio à “Festa das Flores”, em Vinhó. com o ainda o recente “Festival das Sopas” e, Anceriz, e com a segunda edição dos "Sabores da Horta".
Estas festividades têm como principal marca manifestações de âmbito tradicional do espaço geográfico da União, e são apoiadas pelas Instituições locais e ainda pelo Município de Arganil, relevando o artesanato, a gastronomia, exibições de canto, música, dança folclórica e teatro.
Um caminho que vai ser continuado e que é bem representativo da cultura popular da região.
Nuno Espinal
Fotos dos “Sabores da Horta” em Vinhó: João Gonçalves/Manuel Fernandes