publicado por Miradouro de Vila Cova | Sexta-feira, 14 Setembro , 2007, 03:26

 

Os últimos dias cinzentos e, por vezes, de chuva têm-no afastado do seu poiso habitual, o muro à curva da “meda” onde se senta e costuma aproveitar a mornidão das manhãs de verão. E confesso que lhe tenho sentido a falta. Porque dia não há, quando de carro ali passo, que não me acene, numa saudação afável ou numa preciosa sinalética de trânsito.
 
Tem 83 anos de idade o Sr. Porfírio Nunes. Quem o não conhece?
 
Nasceu em Lourosa, veio para Vila Cova aos 7 anos e desde cedo trabalhou, claro, “naquele tempo era assim, quarta classe feita, às vezes nem isso e ala…no meu caso fui para pedreiro”, diz-nos.
 
Conheceria, entretanto, a Cesaltina que era de Avô. Namorico, casório e Vila Cova foi, e para sempre, o lugar de abrigo das suas vidas.
 
Do casamento três filhos, o Hermínio (61 anos), a Glória (50) e a Deolinda (45).
 
Na profissão foi crescendo, experiência e saber ganhos e tornou-se encarregado. Com o seu cunho muitas são as obras feitas em Vila Cova, Barril, Lourosa e Vila Pouca.
 
Com mais de 50 anos de trabalho, trabalho duro e agreste, resolveu procurar na reforma o descanso merecido. E assim o fez tinha cerca de 65 anos.
 
Hoje, viúvo, o tempo vai-o ocupando na conversa com os amigos, com um ou outro “petisco”, regado com um bom vinho, da sua adega. À noite a televisão, e uma ou outra telenovela, por certo. Mas, sente a falta de alguns amigos. O João Vicente é um deles. Era um companheirão das cartas e das conversas. “Hoje ninguém jogas às cartas…”, queixa-se.
 
Amanhã estará um dia de sol, quem sabe? E eu vou passar de carro e esperar o aceno do Sr. Porfírio. Um verdadeiro afago, acredite amigo Porfírio.
 
 
 
 
 
 
 
 
Nuno Espinal/Carla Marques

comentários recentes
Mais um homem bom que nos deixa. Há tempo que não ...
A perda de um amigo e a amigo da minha família, de...
Publiquei um comentário sobre o meu tio Zé, não ch...
Tio Zé Torda , descanse em paz e que DEUS o pon...
Tio Zé Torda, descanse em paz e que Deus o ponh...
Caro Dr. NunoFoi sem dúvida uma tarde e uma noite...
Sinceros sentimentos pelo falecimento do Tó Man...
Não foi de Covid
DISTÂNCIA/SEPARATISMO DOS PARASITAS-HORRORIZADOS c...
Foi de Covid-19?
Setembro 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9

19

24



pesquisar neste blog