publicado por Miradouro de Vila Cova | Domingo, 29 Julho , 2007, 00:46
Aqui há uns anos, logo após o 25 de Abril, passei um curto período de férias em Vila Cova. Assumido que estava da ideologia então instalada, era um entusiasmado prosélito de um tipo de “cultura”, que era comummente dita de “popular”.
Daí que tenha ido, na breve estada na terra, carregado de discos e gravações de cantos alentejanos e transmontanos e precursões de (adufes e bombos) de Monsanto e Lavacolhos.
Ora, um dia, assentei a “aparelhagem” no muro em frente aos Loureiros e pus-me a dissertar, perante uma assistência de jovens, sobre a autenticidade e a grande beleza dos sons que as “colunas” disparavam. Povo para aqui, Povo para acolá e a plateia de circunstância primeiro atónita, depois enfastiada e logo depois em debandada.
Fiquei a pregar sozinho com o perfeito sentimento da figura de tolo que tinha feito. Para mais e em jeito de resposta (e pirraça) levei, da parte dos que tinham abalado, com um Roberto Carlos na sua expressão mais romântica.
Já em Lisboa, no ambiente de tertúlia que frequentava, contei o episódio. Claro, efeitos do “imperialismo cultural” a impor a comerciável “música pirosa”, foi a imediata conclusão. Hoje que fosse e os termos teriam variado para “globalização” e “música pimba”.
Os tempos mudam e eu também mudei. Fidelizei-me a outros sons e eis-me um ouvinte de Jazz, quase em exclusivo. Diz-me uma sobrinha que é música “cota”. Sobrinha essa que me arrastou para uma festa de Verão igualzinha a muitas que se sucedem por todo o país. E lá estava um conjunto à Toni Silva. Sonoridades muito iguais às que em Vila Cova se ouvem no S. João, na Praça.
Depois o grande cartaz da festa: Quim Barreiros.
Só faltava esta, pensei. Qual quê? Comecei por bater o pé, depois já me bamboleava e por fim até dancei.
“Porra! A gaita é que isto é mesmo Povo!...”
 
 
 
 
 
Nuno Espinal

comentários recentes
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Julho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13


24
26
28



pesquisar neste blog