publicado por Miradouro de Vila Cova | Terça-feira, 19 Fevereiro , 2013, 23:42

Francisco Quevedo é um dos mais prestigiados intelectuais de sempre da história castelhana. Escritor, poeta, filósofo, politólogo, uma personalidade verdadeiramente eclética na arte literária, celebrizou-se ainda, um tanto ao jeito do nosso Bocage,no século XVII, pela sua vida boémia e pelas muitas histórias que de si contam.  

Esta história, que retirei de um artigo assinado no Público de hoje por José Vítor Malheiros, é, para mim, tão deliciosa que não me furto a partilhá-la com os leitores do Miradouro.  

«/…/Um dia, em conversa como rei e um grupo de fidalgos, Quevedo declarou que um pedido de desculpas podia ser mais humilhante para quem o recebia do que um insulto. O rei (Filipe IV) considerou o comentário um perfeito disparate e disse-o ao poeta, mas este manteve a sua posição, para irritação do rei que acabou por lhe dizer: “Se não provas o que dizes antes que o sol se ponha, mandarei cortar-te a cabeça!” E saiu da sala. Mas, ao passar por Quevedo, este não se lembrou de outra coisa senão de lançar as mãos às nádegas reais e apalpar-lhe o rabo, para estupor da assistência. O rei, apoplético, voltou-se para ver quem era o atrevido e, quando deu de caras com Quevedo, balbuciou louco de raiva: “Quevedo! Como te atreves?”, ao que o poeta respondeu sem hesitar: “Perdoe-me Majestade! Pensei que era a rainha!”

A história acaba com o rei a rebentar numa gargalhada. /…/»

 

Nuno Espinal


comentários recentes
As nossas condolências para a família toda.Frenk e...
" Ser Poeta ė ser mais alto...(Florbela Espanca)Qu...
Caro Nuno: Gostei muito. Aliás não esperava outra ...
Demasiado jovem para partir.Que descanse em paz.
Sentidos pêsames a toda a família. Muita força e c...
Boa tarde. Qual é o valor em ml de 2/5 de azeite?
Muito bem! Gostei. Contudo falta referir muitos pe...
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
Fevereiro 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
13
15


25
28


pesquisar neste blog