publicado por Miradouro de Vila Cova | Quinta-feira, 19 Julho , 2007, 00:17
De acordo com uma notícia que repescámos de um “Ecos do Alva”, registaram-se na Freguesia de Vila Cova de Alva, no ano de 1912, os seguintes acontecimentos demográficos: 38 nascimentos, 9 casamentos e 20 óbitos.
 
Estes dados surpreendem em comparação com os dados que se registam, relativamente aos nascimentos e casamentos, na actualidade. Quase que se pode dizer que, no tempos que correm, seria necessário um século para se registarem tantos nascimentos na Freguesia de Vila Cova. E não há sequer qualquer exagero nesta afirmação.
 
A razão de o fenómeno da natalidade ser quase nulo, desde há uma década, liga-se à emigração, emigração da população em idade activa, que desde a década de 60 se começou a sentir, atingindo um maior fluxo, na década de setenta, fluxo mais vincado após o 25 de Abril.
 
A causa primeira, senão quase exclusiva, destas emigrações, (a maior parte internas) é de ordem económica, e liga-se à procura de melhores condições de vida, pouco observáveis na região de Arganil.
 
As consequências têm sido as normais nestas circunstâncias. Redução do volume da população, envelhecimento demográfico e natalidade em declínio, sendo que no caso concreto de Vila Cova é, actualmente, praticamente nula.
 
As projecções apontam, a um prazo longo, para um crescimento da população idosa. E corre esta pergunta com pertinência. Que seria dos mais velhos sem os apoios sociais (Centro de Dia e Apoio Domiciliário) institucionalizados na Santa Casa?
 
 
 
 
 
 
Nuno Espinal
 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




comentários recentes
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
Julho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13


24
26
28



pesquisar neste blog
 
subscrever feeds