publicado por Miradouro de Vila Cova | Quinta-feira, 27 Setembro , 2012, 23:53

Vasculho textos de “Comarcas de Arganil” antigas e surpreende-me, para além do nível e qualidade da escrita, a desenvoltura e elegância com que a análise política era discutida, dando azo, frequentemente, a um exercício cavalheiresco do contraditório.

Na edição da Comarca nº 1615, de Janeiro de 1930, lêem-se, em artigo desenvolvido, na primeira página, pela pena do Dr. Fernando Vale, os seguintes excertos:

/…/Para mim o regime republicano é, no momento actual o que melhor se coaduna com as necessidades sociais, aquele que há-de preparar os povos para um futuro mais belo. /…/

Urge levantar o moral deste povo atormentado, que continua sem pão para a boca nem alimento para o espírito, só e abandonado às suas dôres. /…/

Na edição seguinte da Comarca responde-lhe um tal Dr. Alípio Barbosa Coimbra:

/…/O dever de todos os republicanos/…/ é deixar trabalhar em sossego o homem extraordinário que a Providência pôs à frente dos negócios públicos /…/.

Ora o homem extraordinário a que o Dr. Alípio Barbosa Coimbra se referia é Salazar. Salazar que era nesta altura Ministro das Finanças, mas que já urdia todo um enredo, eliminando os que não o cortejavam e promovendo “homens de mão”, conducente à sua “entronização” como Chefe de Estado  

Prevenido e arguto, o Dr. Fernando Vale já predizia, na perspicácia política que sempre o caracterizou, apesar da sua jovem idade na altura, o espectro da ditadura salazarista.

No artigo da “Comarca” são suas estas palavras:

Creio no triunfo da Justiça!

Creio no triunfo da Verdade!

Creio na Liberdade que é a garantia do Espírito e da Inteligência, que é a própria Natureza Humana!

Salazar veio a ser Chefe do Estado e baniu de vez os mais genuínos ideais republicanos. Mas, a voz do Dr. Fernando Vale foi uma das que se manteve sempre na luta pelo triunfo da Justiça, da Verdade, e da Liberdade.  

 

Nuno Espinal

 


comentários recentes
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Setembro 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14

20

23
28



pesquisar neste blog