Cerca das 14 horas de hoje (Sábado), Vila Cova foi alvoroçada por várias sirenes que, num discernimento normal, palpitavam carros de bombeiros a caminho de um incêndio nas redondezas. Mas, os que se encontravam na estrada, ainda que surpreendidos, perceberam desde logo o que se passava. Tratava-se da passagem de ciclistas da segunda etapa do Grande Prémio Efapel/Glassdrive.
Esta prova é constituída por três etapas num total de 311,5 km e está inserida no calendário nacional. Disputa-se na zona centro do país, tocando municípios como Coimbra, Condeixa, Lousã, Miranda do Corvo, Castanheira de Pêra, Arganil e Góis. As mais lindas montanhas da zona serão percorridas pelos ciclistas, destacando-se a passagem pelo Piódão, precisamente na etapa de hoje. Nesta junção de colorido das bicicletas com a beleza da natureza, pretende-se proporcionar a todos os visitantes (ciclistas, staff, familiares, comissários, jornalistas, adeptos), segundo os organizadores, uma prova única, que perdurará na recordação de cada um.
Esta prova, que antecede a Volta a Portugal em Bicicleta, termina amanhã, Domingo, com um contrarrelógio individual de 12,7 quilómetros, entre Serpins e a Lousã.
Nuno Espinal
Foto: José Artur Leitão