Este Jorge Fernandes é um caso peculiar. Mesmo curioso. Há uns meses poucos saberíamos quem era. Depois foi-se dando à conversa, primeiro em comentários no “Miradouro” e depois no já nosso indispensável local da cavaqueira do Facebook, uma espécie de “blog”, em boa hora surgido, com o nome “Amigos de Vila Cova”.
Começa, então, o grande espanto. Jorge Fernandes é pintor e dá-nos a conhecer uma tela em que retrata Vila Cova. Surpresa para muitos, com aplauso e admiração gerais. E não se ficou por aqui. Mais um óleo, outro ainda e já vai no quinto.
“Óleos” que nos regalem o olhar, sempre com motivos da nossa Vila Cova.
Casado, reformado, com os 66 anos de idade, feitos há pouco, Jorge Fernandes tem como local de nascimento a própria Vila Cova. É verdade. Vila Cova de Alva mesmo.
E ainda que tenha deixado a sua terra natal, com cerca de três anos de idade, ao colo dos pais que rumaram, na luta por melhores condições de vida, a outras paragens, o certo é que Jorge Fernandes nunca esqueceu a sua terra de berço. E a prova está à vista. E ainda bem, é o que todos nós temos a dizer. E dizemos mais. Obrigado amigo!
Nuno Espinal