publicado por Miradouro de Vila Cova | Sexta-feira, 29 Junho , 2007, 23:14
São amigos, à volta de uns quinze, e têm ainda em comum serem grandes admiradores de Miguel Torga. A maioria é do concelho. E, a alicerçar a comunhão, ligaram-se recentemente pela publicação de um conjunto de contos, que cada um escreveu, em livro que se chamou “Nós Bichos”.
A ideia partiu do Dr. José Augusto Coimbra, conhecido médico de Arganil e pintor de excelência nas horas em que a arte lhe desperta impulsos.
 
“Embriagado em Torga realizei a colecção de pintura BICHOS e reuni amigos para me acompanharem com a nobreza da escrita nesta homenagem. Cada um escreveu um conto sobre um bicho por mim distribuído. Como não podia deixar de ser a liberdade só existe se for o todo. Não houve condicionantes: uns guiaram-se pelo texto original, outros alteraram o nome, fomos livres.”
 
Dos amigos privilegiados na honra de homenagearem Torga, destaco dois. Neste realce não há outras razões que não sejam a proximidade geográfica que os aproxima da nossa terra e a amizade pessoal em que os envolvo, forjada e consolidada em momentos de aprazimento e substância: Drs. Carlos e Fernando Castanheira. São os dois de Coja, irmãos gémeos e advogados.
 
Dos contos que escreveram, haveremos de os publicar no Miradouro, se para tanto autoridade nos for dada. Valerá a pena. Tal como em Torga, o “Nós Bichos” dá-nos a dimensão do humano e da sua compostura, por vezes tão bestial, em contraponto com os animais, as bestas, na sua, tantas vezes, comovente humanidade.
 
 
 
Nuno Espinal
 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




comentários recentes
Caro Sr. Avelar: obrigado pelo seu comentário. Apr...
As nossas condolências para a família toda.Frenk e...
" Ser Poeta ė ser mais alto...(Florbela Espanca)Qu...
Caro Nuno: Gostei muito. Aliás não esperava outra ...
Demasiado jovem para partir.Que descanse em paz.
Sentidos pêsames a toda a família. Muita força e c...
Boa tarde. Qual é o valor em ml de 2/5 de azeite?
Muito bem! Gostei. Contudo falta referir muitos pe...
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Junho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

14




pesquisar neste blog
 
subscrever feeds