publicado por Miradouro de Vila Cova | Quarta-feira, 30 Novembro , 2011, 20:07

 

Aplaudi e regozijei-me com a decisão de ao Fado de Lisboa ser atribuída a classificação de “Património Imaterial da Humanidade”. Mas, passado esse primeiro momento, dei-me por mim confrontado com declarações de pretensos arautos do Fado de Lisboa, ufanos de uma vitória para que muito pouco ou nada terão contribuído, manifestos imperialistas na afirmação de ser aquele género musical uma realidade única e superior em Portugal da cultura musical de expressão popular, omitindo e desprezando uma outra realidade, entre outras de expressão etno, como é a do Fado de Coimbra.

A propósito, li no Diário das Beiras de 29 de Novembro, um artigo de Virgílio Caseiro intitulado “E o Fado de Coimbra?”, do qual respigo, pela sua acutilância, as seguintes passagens:

/…/ Mais uma vez, aliás como sempre, Lisboa vai-se construindo, tirando partido de ser a sede do poder político, recorrendo a este facto para liderar movimentos, benefícios, projectos, decisões!”/…/

/…/Musicalmente a canção de Coimbra nada fica a dever ao fado lisboeta, quer estejamos a falar de riqueza melódica, harmónica, tímbrica, formal ou estilística. Por outro lado sempre se sentiu envolvida por outras caracterizações tradicionais específicas que a valorizam e caracterizam, como seja a especificidade da guitarra utilizada, o uso prioritário da capa académica, a riqueza de imemoráveis tempos, de uma componente literária evidente e ainda da salvaguarda de diferentes formas temáticas, separadas, mas todas incluídas num só todo e numa única personalização (Fado, Balada, Trova, Variação…)/…/  

 

Nuno Espinal


Anónimo a 2 de Dezembro de 2011 às 08:40
Como português fiquei orgulhoso, como natural do distrito de coimbra fiquei triste, deu-me a sensação de ter voltado ao século IXX com a célebre frase do poeta: "Portugal é Lisboa o resto são paisagens"
AP

comentários recentes
Mais um homem bom que nos deixa. Há tempo que não ...
A perda de um amigo e a amigo da minha família, de...
Publiquei um comentário sobre o meu tio Zé, não ch...
Tio Zé Torda , descanse em paz e que DEUS o pon...
Tio Zé Torda, descanse em paz e que Deus o ponh...
Caro Dr. NunoFoi sem dúvida uma tarde e uma noite...
Sinceros sentimentos pelo falecimento do Tó Man...
Não foi de Covid
DISTÂNCIA/SEPARATISMO DOS PARASITAS-HORRORIZADOS c...
Foi de Covid-19?
Novembro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

14
18

26

28


pesquisar neste blog