A foto foi enviada (via facebook) por Jorge Fernandes, com a seguinte legenda:
"Trabalho cívico. Eu e familiares meus nos anos 70 limpando a fonte de Stª Teresa. Já tínhamos limpado também a fonte dos Passarinhos e o espaço debaixo das tílias."
A mensagem evoca um tempo e uma atitude. A expressão “trabalho cívico” remete-nos para um período de grande afã político, mas, acima de tudo, de grande empenho e consciência coletiva. Desse sentimento grupal muito se perdeu e foi emergindo um sentimento individualista e egoístico.
Temos avocado, nós cidadãos, ao Estado, à Administração Pública e aos seus Órgãos a concretização das realizações a que nos julgamos com direito. Mas, a crise impõe-nos caminhos que vão reduzir, em muito, a capacidade do Estado. Sou um grande defensor do “Estado Social”, mas concebo-o sustentado, o que significa dentro de limites que o enquadrem nas suas possibilidades financeiras.
Mas, se percebo e aceito esta realidade também reclamo novos caminhos e outras políticas que elejam a justiça social como um pilar imprescindível sempre presente no ato político.
Quando assim acontecer estaremos todos, ou quase todos, gente de boa fé, sensibilizados à aceitação e participação.
Nuno Espinal