Vila Cova está garantida na sua manutenção como freguesia. Quem o diz é o “Diário de Coimbra” na sua edição de hoje referindo, em excerto de um artigo com o título “Distrito de Coimbra perde 68 freguesias”, o seguinte:
«Arganil com 18 freguesias perde cinco. Onze têm menos de 500 habitantes, pelo que será forçosa a sua “aliança” territorial. Garantidas estarão Arganil (4003), Coja (1.390), Pomares (513), Pombeiro da Beira (1.012), S. Martinho da Cortiça (1.319), Sarzedo (694) e Vila Cova de Alva (516).»
A análise do “Diário de Coimbra”, da autoria dos jornalistas Manuela Ventura e Jorge Sales, cruza dados do “Documento Verde”, emitido pelo Governo e que começou a ser divulgado na última segunda-feira e ainda dados do Censo 2011.
Ainda, no mesmo artigo, pode ler-se:
«Até finais de Janeiro deverá estar concluído todo o processo de análise e discussão da fusão, extinção e criação de novas freguesias e devidamente aprovado pelas respetivas assembleias de freguesia e assembleias municipais. As propostas serão submetidas à apreciação da Assembleia de República, de acordo com o calendário previsto pelo Governo no final do segundo trimestre de 2012.»
A partir de hoje o “Miradouro” irá acompanhar, com a maior atenção, todo o processo relativo à reforma da administrativa no Concelho de Arganil.
Nuno Espinal