É, dos clubes do Inatel, um dos que mais adeptos arrasta aos campos de futebol. E nos jogos que disputa em casa chega a reunir, ao redor das “quatro linhas”, mais de duas centenas de espectadores. O que surpreende considerando a reduzida dimensão demográfica de Vila Cova.
Mas este entusiasmo, ao redor da equipa, tem oscilado, ao longo dos anos, consoante as prestações e classificações da equipa. Nos últimos anos tem sido grande, já que os resultados em campo assim o motivam. E, como realce, refira-se o comportamento exemplar e cívico dos adeptos. Adeptos que são de Vila Cova, mas também de populações vizinhas, com destaque para a Digueifel.
Mas, esta atitude cívica e de desportivismo nem sempre parece ter acontecido. Conta-se, por exemplo, a história de uma célebre e enorme “colher de pau” que, já lá vão muitos anos, não de furtou à bordoada em adeptos e jogadores forasteiros… até os árbitros comeram!
O episódio é contado com certa graça e não evita farta risada. Mas, bonito, bonito é o comportamento exemplar dos últimos anos.
E, todos nós, gente que se afirma de bem, fazemos os mais veementes votos para que assim continue.
Nuno Espinal