publicado por Miradouro de Vila Cova | Segunda-feira, 04 Junho , 2007, 00:17
89 anos de idade…
 
 
Demonstração de Apoio
 
 
Este fim de semana foi pródigo em manifestações de apoio dos Vilacovenses a duas das suas Instituições. Sexta feira passada uma forte claque deslocou-se ao campo da Carriça, em Coja, para afirmar o seu apoio à equipa de futebol. Hoje, dia 3 de Junho, o Povo de Vila Cova deslocou-se maciçamente ao Salão de Festas da Casa do Povo, em prova de total apreço pela “menina dos seus olhos”, a quase nonagenária “Filarmónica Flor do Alva”.
De facto, está criada uma empatia como há muito tempo não era sentida entre comunidade e banda de música e que já dissipou a descrença que chegou a prenunciar o termo da “Flor do Alva”.
 
Presidente e Maestro
 
Para este quase renascimento da Flor do Alva duas são as figuras consideradas como determinantes. O Presidente da Direcção José Raimundo, dinâmico e rigoroso e o Maestro Rui Quaresma, competente e disciplinador, que uniram esforços e cada um, conhecedor e senhor das suas tarefas e dificuldades, enfrentou o desafio e, em conjunto, coadjuvados por uma equipa resoluta, fizeram ressuscitar uma Filarmónica, considerada, na altura, por muitos já moribunda.
Mas a Flor do Alva aí está, ao seu melhor estilo, a dignificar o seu passado e o de todos os que contribuíram, como músicos, maestros e dirigentes para a sua existência e continuidade.
 
A Festa de Aniversário
 
A anteceder a Missa de Acção de Graças, celebrada pelo Padre Cintra, a Flor do Alva percorreu algumas ruas da povoação, entre a sua sede e a Igreja Matriz, interpretando um passo dobrado, acompanhada por muito povo. Às 13 horas teve lugar o almoço que reuniu cerca de 200 convivas, no Salão de Festas da Casa do Povo.
A habitual cerimónia de discursos foi pretexto para os vilacovenses, presentes no Salão, terem tributado estrondosas ovações aos dois grandes obreiros da actual Flor do Alva, José Raimundo e Rui Quaresma.
Usaram da palavra, para além do Presidente da Direcção e do Maestro, o vereador do Pelouro da Câmara, Dr. Luís Paulo, o Dr. Nuno Mata, em representação da Filarmónica Pátria Nova, a Engenheira Cristina Oliveira, em representação da Federação das Filarmónicas da Zona Centro e o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Cova, Sr. Alfredo Lourenço.
Presentes ainda, como convidados, vários representantes das várias Instituições Sociais, Culturais e Desportivas da Freguesia e o Presidente da Junta de Freguesia do Barril de Alva, Sr. Rogério Leal.
O Presidente, João Raimundo, aproveitou a ocasião para destacar a colaboração de dois músicos, Fábio Leitão e Carlos Alberto Antunes, que no período difícil da Filarmónica foram inexcedíveis em dedicação em prol da sua recuperação.
Aos executantes com mais de 20 e 50 anos na Flor do Alva foram atribuídas divisas próprias, que os destacam pela sua dedicação à Filarmónica. Os já “cinquentões” são Rogério Fernandes, Artur Fonseca, Alfredo Antunes e José Mota
A Festa prosseguiu com um momento de muita animação, provocado pela concertina do Sr. Fernando Brito que, ao desafio, com cantadores de circunstância, fez rir os presentes com quadras de improviso e bem à moda popular.
Houve depois um pequeno concerto, como não podia deixar de ser, pela Flor do Alva, terminando a Festa em apoteose com o tradicional canto dos “parabéns a você” e o inevitável apagão das 89 nove velas do bolo de aniversário.
 
 
 
 
Nuno Espinal 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




comentários recentes
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
Junho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

14




pesquisar neste blog
 
subscrever feeds