publicado por Miradouro de Vila Cova | Terça-feira, 21 Dezembro , 2010, 19:18

Hoje tenho uma tarefa a cumprir. Fazer o presépio. Uma tradição que mantenho, haja ou não crianças. Natal para mim é Natal e prezo estar nele o mais que posso. Por isso, aí vou eu ao musgo e, logo depois, com meia dúzia de figuras comporei o universal quadro da cabana. O São José, a Virgem Maria, o Menino, as vaquinhas bem pertinho do berço, com o calor do seu bafo. Ah!, claro e os Reis Magos e ainda  a estrela a cintilar por cima da cabana.

 

Mas, qual quê? Bem me esquecia. O presépio já o tenho feito, totalmente feito dentro de uma caixa. Um complexo estilizado, com todos os ingredientes. Uma peça diferente, com alguma arte, asseguro-vos. É só pegar no objecto, e zás! Aí estão o presépio e os seus personagens, tudo já montado.

 

Pois é! Como tudo mudou. Até os presépios já não são o que eram. Aquelas figurinhas toscas, com caras humanas a parecerem focinhos e focinhos a parecerem cara de gente, de gente maior que casas, com pontes por cima de poças de água, o berço do Menino com fitas de bolacha sortida, algodão a fazer de neve e prata de chocolate a fazer de riachos… tudo isso, meus amigos, já pertence às calendas.

 

Agora é vê-los… os presépios. Figuras grandalhonas, bem feitinhas, bonitinhas. Até o musgo. Qual musgo? Uma coisa a fazer de musgo!…

 

Como o presépio mudou!... É a vida. Como Camões dizia, afinal “todo o mundo é composto de mudança”. Até eu mudei e quanto mudei na idade.

 

Mas dos presépios tantas saudades!... Tal como eles eram então. Da sua fantasia. Ah! A fantasia. Mas o Natal é fantasia. Gente de paz, de amor, de boa vontade, de solidariedade…

 

Fantasia! Fantasia!...

 

Nuno Espinal


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




comentários recentes
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Dezembro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

17
18

25

27
30


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds