publicado por Miradouro de Vila Cova | Sexta-feira, 25 Maio , 2007, 00:43
Aqui há uns tempos, quando procurei a um jovem músico quem era o Mestre da Filarmónica, desde logo obtive uma incisiva resposta: “Ainda não sabe? Olhe que é um Mestre à séria…”.
Confesso que a singularidade da resposta logo me acicatou a vontade de assistir a uma exibição, fosse onde fosse, da Filarmónica e pouco tempo passado pude satisfazer o desejo.  
Foi então que me apercebi de bastas razões para tão convicta resposta.
A 1ª é imediata pela percepção visual. É que o Mestre é um jovem, um jovem entre jovens que se afirma como tal. Mas atenção! Mantém uma atitude compenetrada e disciplinadora que trava excessos, sempre imanentes a tão moças idades. E é esta mesma atitude que cativa os mais velhos, proporcionando um equilíbrio em que todos convivem em ambiente de concórdia.
Depois, um segundo motivo do equilíbrio, construído na variedade do repertório musical, agradando sobremaneira aos jovens nas incursões ritmadas do swing ”, mas não descurando o gosto dos mais velhos, nos velhos e novos passe dobles, nas velhinhas e mais recentes modas encadeadas em rapsódias.
Tudo isto e mais um fundamental factor a garantir um trabalho de seriedade, qualidade e motivação: a formação musical do “Mestre”. “Mestre” como educador e professor musical e “Maestro” como regente, a afirmar a “Flor do Alva” como um conjunto unitário muito apreciado pelos vilacovenses .
Somos todos fãs.
 
Rui Manuel Reis Quaresma, natural de Oliveira de Azeméis, com 25 anos de idade.
Licenciou-se em 2005 no Curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Coimbra, obtendo no mesmo ano a equivalência ao 8º grau do Conservatório de Música de Coimbra.
 
 
 
Texto: Nuno Espinal
Fotos: Fábio Leitão

comentários recentes
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Maio 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9

19


27


pesquisar neste blog