publicado por Miradouro de Vila Cova | Sexta-feira, 27 Agosto , 2010, 09:40

A gente de Vinhó regozija. Um filho da terra é candidato à Presidência da República. Todos se ufanam com o feito. Compreensível. É que Vinhó também passa a ser notícia. Como, por exemplo, em peça retirada do jornal “i”, na última edição de fim de semana:

 

“O candidato do PCP às eleições presidenciais de 2011 é um 'fenómeno' de popularidade na sua terra natal, em Vinhó, concelho de Arganil, onde se desloca com frequência, apurou a agência Lusa na localidade.

Na despovoada localidade, actualmente com pouco mais de 100 habitantes, situada a cerca de sete quilómetros de Côja, na freguesia de Vila Cova do Alva, todas as pessoas contactadas pela reportagem da Lusa se desfizeram em elogios ao filho da terra que entrou na corrida a Belém.

"Relaciona-se com todos. É uma pessoa especial que fala e convive connosco", contou com entusiasmo Carlos Almeida Lopes, que reside junto à capela da aldeia e convive regularmente com Francisco Lopes.

"Ele nasceu cá e estudou até à quarta classe e depois foi para Lisboa, mas sempre que pode vem cá e gosta de participar e ajudar nas iniciativas da aldeia", referiu ainda Carlos Lopes, antigo trabalhador da EDP.

Armando Silva, emigrante na Bélgica, fala do candidato comunista "como uma excelente pessoa, educada, que tanto fala ao pobre como ao rico, e interessada em saber como vão as colectividades" da aldeia.

"Conheço-o praticamente desde que nasci. Sempre teve boas relações com o pessoal cá da terra", sublinhou.

A candidatura de Francisco Lopes é "um elogio para a terra", nas palavras de Idalina Madeira da Silva, no que é corroborada por Deolinda da Conceição Neves: "numa aldeia pequena como esta toda a gente fica satisfeita".

Noutro ponto da aldeia, António Marques Gaspar, de 74 anos, refere-se também de forma entusiástica a um homem que até "nem é do mesmo partido"."Só tenho bem a dizer dele e da sua família que era muita boa gente. É um bom rapaz e toda agente gosta dele", afirmou.

Deputado eleito pelo círculo de Setúbal, Francisco Lopes, operário electricista, de 54 anos, integrou desde cedo as fileiras do PCP e tornou-se o candidato escolhido pelo Comité Central do partido para disputar as presidenciais de 2011.”

 


João Silva a 30 de Agosto de 2010 às 22:24
A politica e os politiqueiros
É engraçado como as pessoas mudam de opinião sobre alguém assim que a situação desse alguém muda.
Antes era apenas um comunista a quem por boa educação se saudava, porém agora toda a gente é sua amiga, todos lhe querem bem.
Já não é o comunista que vai ali.
João Silva

Fernanda Carvalho a 1 de Setembro de 2010 às 01:02
Sr joão Silva :
Embora não seja de Vinhó, e por isso não conheça o comportamento das suas gentes, não encontraria palavras que melhor descrevem a atitude das pessoas quando pressentem que o "poder" lhes pode trazer alguma mais valia.
Concordo consigo.
Fernanda Carvalho

v.v. a 1 de Setembro de 2010 às 22:36
Ao João Silva, etc. ... ...
Quem são vocês seus palermas para julgarem quem não conhecem, vejam lá se crescem e chegam a homenzitos ou (ficar crianças para sempre).
Se a estupidez pagasse imposto o estado estava rico.

Anónimo a 3 de Setembro de 2010 às 18:35
o sr. joão silva não deve conhecer o povo de Vinhó.. A família do Sr. Francisco Lopes sempre foi uma família muito querida para esta população.
O Sr. Francisco sempre visitou a sua terra natal e mesmo depois de ingressar no partido comunista nunca foi tratado como tal e nunca lhe olharam de lado. Não se deve misturar politica com amizades. E nisso o Sr. Francisco sempre falou e tratou por igual o pobre e o rico. Fique a saber que em tempos a mãe do Sr. Francisco, a D. ISAURA era a proprietária de uma grande venda que existira aqui na terra e sempre no que podia ajudava a terra e nunca a espera de nada em troca ou com qualquer interesse final... Era uma pessoa de muito respeito, conhecimento e sabedoria, era ela também a "curandeira" do povo quando ir ao médico era quase impossível.
E pena e muito triste que pessoas como a D. ISAURA já cá não estejam e outras venham para cá e sejam muito egoístas, interesseiras e falsas.
Não fale do que não sabe sr. joão!!!!!!!!!

Anónimo a 3 de Setembro de 2010 às 22:54
Estou plenamente de acordo com o comentário do anónimo (3 setembro), o Sr Francisco Lopes é uma óptima pessoa independentemente de ser do PCP ou de outro partido qualquer..... Tal como a sua mãe tem um grande coração, é extremamente simpático preocupado com a sua terra e com as pessoas que nela vivem.Ao contrário do que possam pensar "aqueles" que não o conhecem nunca veio pra terra falar em politica.Um pequeno conselho para os más linguas, que não sabem o que dizem: mantenham-se quietinhos e em silêncio que assim fazem melhor figura.E para terminar.... Parabéns Francisco Lopes

João Silva a 4 de Setembro de 2010 às 14:21
Boa tarde. Como já afirmei, jamais responderei a comentários feitos anonimamente. No entanto não deixarei nunca de me pronunciar, sempre que o entenda, sobre temas já aqui referenciados ou sobre outros que ache serem pertinentes, mas, jamais o farei cobardemente ao abrigo do anonimato. Por ultimo deixo aqui uma observação: Não foi do comportamento da família ou do Sr. Francisco Lopes (pessoa e família que bastante prezo), mas sim de algumas pessoas. Quanto ao resto os cães ladram mas a caravana passa!

Sofia a 5 de Setembro de 2010 às 02:22
Para a Freguesia de Vila Cova d´Alva, para o Concelho de Arganil e distrito de Coimbra esta notícia deve ser motivo de orgulho e não de comentários como estes que estão a fazer sem fundamento algum. As pessoas não devem ter mais nada que fazer.... preocupem-se com o desemprego, com subidas de impostos em vez de estarem a mandar bocas uns aos outros. Política para cá, política para lá!Preocupem-se com a CRISE que estamos a atravessar.

Topador de Xico Esperto a 6 de Setembro de 2010 às 09:29
O João Silva tem a mania. Quer ser candidato pelo PS à Junta, mas só faz borrada. E com o PS não admira que ele venha a ser o candidato. Vai lá vai.

comentários recentes
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Agosto 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9


28



pesquisar neste blog