publicado por Miradouro de Vila Cova | Segunda-feira, 31 Maio , 2010, 11:03

 

 

As palavras do Dr. António Cardoso, vereador da Câmara, no encerramento da “Mostra”, foram elucidativas quanto às razões do sucesso que marcaram os últimos Sábado e Domingo de Vila Cova:

“Esta Mostra funcionou com um êxito inegável porque houve unidade, porque a Junta, as instituições, colectividades e Povo se uniram em torno de um projecto. Não houve política e nestas coisas a política tem de ser posta de parte.”

Tem toda a razão o Dr. António Cardoso. A política, a dos partidos, entenda-se, foi mesmo posta de parte. Por isso, esta “Mostra de Sabores e Labores” foi uma aposta ganha. Houve como que um renascer de uma convicção de que Vila Cova merece, pela sua história e cultura, um lugar de destaque. O povo soltou-se, veio para a rua, sorriu, entregou-se em partilha, associou-se, desprendeu uma raiva acumulada, afinal um sentimento que no subconsciente se vem acumulando de há muitos anos para cá.

“Todas as terras, as ribeirinhas, têm praia e piscina, só nós é que não? São criados lares em todas as principais terras, só aqui nos são recusados apoios e subsídios? O nosso bucho, que é o melhor, é aproveitado para dar nome a outros, e a nós é que não? Temos uma vivência cultural na freguesia com uma filarmónica, coro infantil, quinteto de metais, rancho folclórico, manifestações religiosas de uma tradição secular e poucos nos reconhecem estes méritos? A nossa equipa de futebol tem tido êxitos que ultrapassam a realidade regional, fruto de direcções e responsáveis empenhados, e no concelho ignoram esta realidade? ”

Perguntas sem resposta e que têm forjado um certo desconforto, ainda que em silêncio. Daí que esta “Mostra” acabe por ser também um desabafo, um grande clamor de aiguma revolta. Mas, acima de tudo um grande triunfo.

Um triunfo que deve ser endereçado, em grande parte, à Presidente da Junta de Freguesia, Drª Cidalina Lourenço. Não terá havido um modelo, na minha opinião, de meticulosidade e organização germanófila, a que por exemplo eu me entrego nestas circunstâncias. Houve, contudo o "quanto baste" e o que importa é que tudo funcionou, sem máculas evidentes. E a Drª Cidalina Lourenço tem uma virtude, uma qualidade, que é de facto um grande trunfo. Um aferro impressionante na concretização da ideia que persegue. E quando assim é há já um meio caminho andado para que os objectivos que se pretendem se concretizem. E a “Mostra de Labores e Sabores” provou-o bem. Parabéns!

 

Nuno Espinal

 

 

 


Margarida Fgueiredo a 31 de Maio de 2010 às 12:35
A nossa terra faz notícia e com muita razão.
Parabéns a todos os intervenientes.
Foi fantástico!

http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=83300&ed=31052010

odete a 31 de Maio de 2010 às 13:23
Em meu nome pessoal e em nome do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo.
Muito obrigado pelo convite que nos foi endereçado para estar presente na 1ª Mostra de Sabores.
Foi um dia memorável.
Um aqueles dias que se recorda para toda a vida. Com muita paixão e emoção.
Parabéns Dra. Cidalina. Parabéns povo de Vila Cova e todos aqueles que estiveram presente ao longo deste fim-de-semana nesta linda terra.
Um abraço do tamanho do mundo.
Odete Francisco

zé conde a 4 de Junho de 2010 às 14:12
Não podia ficar indIferente a esta grande festa a 1º grande mostra de SABORES E LABORES EM VILA COVA DO ALVA,que foi de facto um grande sucesso,tambem passamos por lá e gostamos imenso do que vimos,os parabens a toda a "maquina" humana envolvida nesta grande jornada,e parabens a toda a população de VILA COVA DO ALVA,pela entrega neste evento,e hospitalidade como recebem os seus visitantes,parabens,GOSTAMOS IMENSO E MAIS UMA VEZ VOÇES CONSEGUIRAM LEVAR BEM ALTO O NOME DE VILA COVA DO ALVA E O CONCELHO DE ARGANIL,FOI UM SUPER EXITO. ze conde e natália novais

comentários recentes
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Maio 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9

16

29



pesquisar neste blog