publicado por Miradouro de Vila Cova | Segunda-feira, 07 Maio , 2007, 00:42
Por tradição, a Festa de Santa Cruz tem um peso religioso considerável, com uma forte presença da Irmandade da Santa Casa na cerimónia litúrgica e na procissão. E a dar um cunho próprio aos rituais, que ocorreram pela manhã, deste Domingo de religiosidade, a Igreja do Convento foi, como sempre tem sido, o espaço nobre que acolheu os muitos fiéis que assistiram à Missa.
A Missa, celebrada pelo Padre Cintra, foi uma cerimónia de grande beleza, com os cânticos religiosos, interpretados instrumental e vocalmente pela Filarmónica Flor do Alva, a elevarem toda a espiritualidade do acto. Belos a “Hossana” e a bem velhinha “Ave Maria”, este último cântico a congregar a participação de toda a Assembleia.
Já no termo da Missa, o Padre Cintra fez uma alusão ao significado da comemoração do Dia da Mãe, tendo então jovens e crianças lido mensagens dirigidas às suas próprias Mães, o que provocou um momento de grande comoção.
Seguiu-se a Procissão, que percorreu o trajecto habitual, ou seja, seguindo até à casa da Dª Amélia, invertendo o sentido e passando pela Praça, Rua Direita, subindo à Estrada, Fonte de Santa Teresa e retomando à Igreja do Convento. Em tudo, todo o cortejo igual ao de muitos anos. Pendão à frente, Cruzada das crianças a seguir (que saudades), Irmandade, Palio, Filarmónica e a fechar o Povo formando as habituais duas alas.
Há uma persistência do Povo em não alterar o essencial destas manifestações que mantém a preservação das suas identidades. Até quando?
 
 
Texto: Nuno Espinal
Fotos: Artur Miguel Fonseca
 

comentários recentes
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Maio 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9

19


27


pesquisar neste blog