publicado por Miradouro de Vila Cova | Sábado, 26 Dezembro , 2009, 09:15

Menos presenças na Missa de Natal este ano, talvez porque há menos gente de fora a passar a quadra natalícia em Vila Cova.

Mas o ambiente de Natal esteve todo presente na Missa, com a Igreja decorada com motivos natalícios, o presépio, a árvore de Natal e a homília do Padre Cintra dedicada na íntegra ao nascimento de Cristo.

Uma passagem da homília que sublinho pela actualidade: “Cristo dedicou-nos a sua obra, deu-nos bens para os podermos usufruir. Respeitar esses bens, que também fazem parte da ecologia, é uma forma de respeitar Cristo, de respeitar Deus”.

Um dos momentos altos desta Missa é o tradicional beijo da imagem do Menino Jesus.  E é nesta simbologia que eu faço o principal nexo de ligação ao passado. E ao fazê-lo faço-o também ao futuro. Todos nós somos mortais. Mas, a celebração do nascimento de Jesus foi dos nossos antepassados, é nossa, na nossa actualidade, há-de ser, no futuro, dos nossos vindouros. O beijo a Jesus é a nossa participação ao vivo no presépio, a nossa ida ao local de nascimento de Jesus, que é de todos os lugares, numa representação ubíqua, que traduz a grande dimensão do mundo cristão a que pertencemos.

Nuno Espinal    

 


comentários recentes
As nossas condolências para a família toda.Frenk e...
" Ser Poeta ė ser mais alto...(Florbela Espanca)Qu...
Caro Nuno: Gostei muito. Aliás não esperava outra ...
Demasiado jovem para partir.Que descanse em paz.
Sentidos pêsames a toda a família. Muita força e c...
Boa tarde. Qual é o valor em ml de 2/5 de azeite?
Muito bem! Gostei. Contudo falta referir muitos pe...
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
Dezembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9

16
19




pesquisar neste blog