publicado por Miradouro de Vila Cova | Sábado, 26 Dezembro , 2009, 02:43

Comentando o comentário de um leitor, não sei se o cepo que arde na Praça tem o significado do cumprimento da tradição. Porque já nem todos os anos arde e quando arde, como acontece este ano, arde porque um ou outro resistente se dispõe à iniciativa, num acto mais de recriar a tradição. É que já falta aquele impulso interior, que era de toda a comunidade, quando finda a missa do galo, espontaneamente o povo se deslocava à Praça para apreciar as labaredas do cepo e contrariar a frialdade daquelas noites gélidas de Dezembro.

 

Este ano lá se armaram uns troncos que cerca da meia noite de 24 irromperam em labareda. Uns tantos juntaram-se à sua volta, desataram-se conversas, trocaram-se votos de boas festas. Ainda hoje, sexta-feira, antes da Missa de Natal, associei-me a um grupo e procurei algum aconchego que mitigasse o frio que fazia. Lá estava o Sr. Benjamim e a sua habitual entrega à cavaqueira. E vieram recordações:

 

“Sabe? Aqui há uns anos, depois da missa do galo isto era uma festa. A mim calhou-me um ano ir com outros à hortaliça. E lá fui para a Datão, surripámos umas couves e repolhos, enchemos três sacas. O Dr. Júlio dava o bacalhau, o Toneca do Sr. Gouveia aparecia com uns garrafões de vinho, havia quem desse as batatas, quem desse o azeite, não faltava nada. Cozinhava-se em panelas de ferro, que se punham ao lume do cepo e depois comia-se e bebia-se junto ao cruzeiro. Era uma paródia, até às tantas.”

 

Pois devia ser… noutros tempos!

 

Nuno Espinal            

 

 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




comentários recentes
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Dezembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9

16
19




pesquisar neste blog
 
subscrever feeds