publicado por Miradouro de Vila Cova | Domingo, 28 Junho , 2009, 13:30

É a palavra portuguesa “desenrascanço”, ou seja, segundo o Dicionário de Lingua Portuguesa de 2009, a "capacidade de resolver problemas rapidamente e com poucos meios”, que acaba de ser eleita como a palavra que mais falta faz no léxico inglês, de acordo com uma eleição realizada por um “site” que é promovido por um norte americano.

Vem esta referência a propósito do “desenrascanço” a que recorreram jovens mordomos da Festa de S. João, que utilizaram uma “geringonça “, no mínimo original, para simularem, face à proibição de foguetes, a morteirada que antigamente era típica nas chamadas alvoradas da Festa celebrativa do nosso Santo.

Eu bem ouvi esses tiros matinais na última madrugada de 25 e se o som do estampido não é tal e qual o desses tempos o certo é que ninguém pode negar que a imitação nos fez recordar essas pretéritas “alvoradas”.

E até a minha própria cadela “Becas” foi no engodo. Avessa à barulhada de foguetes enfiou-se, medrosa, quase todo o tempo, debaixo de uma cama durante estes quatro dias de festejos.

 

Nuno Espinal

 


comentários recentes
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9



29


pesquisar neste blog