publicado por Miradouro de Vila Cova | Terça-feira, 03 Abril , 2007, 00:53
Naquele tempo…os discípulos foram e agiram como Jesus lhes tinha mandado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram sobre eles as vestes e Jesus montou em cima. Numerosa multidão estendia suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo chão. (Evangelho, segundo S. Mateus)
 
Dos méritos da Igreja, há um em que inegavelmente é soberana. É que num mundo em que as tradições se esbatem e até se perdem e muitas delas apenas se evocam por meios meramente “laboratoriais”, a Igreja conserva-as, mesmo em comunidades em que a população, em número significativo, não lhe é especialmente devota. O caso da Bênção e Procissão dos Ramos confirma a tese. Vila Cova é um bom exemplo. Mais de duas centenas de pessoas, tantas quanto a população da terra, juntaram-se no espaço que antecede o grande Portal da Igreja do Convento e em círculo, ramos erguidos (mimosas, loureiros e oliveiras) aguardaram a bênção aspergida da sagrada autoridade do prior.
Depois a procissão a caminho da Igreja Matriz, Filarmónica em alegre toada, Cristo, lanternas a ladear, depois o Prior, homens e mulheres em filas, muitos jovens, ramos a colorir.
Há uma qualquer força que nestas coisas me toca. Talvez por ser uma força com o peso de séculos. E tanto que assim é que para o ano para mim vai ser diferente. Também quero um ramo. E vou querê-lo benzido, para depois o guardar e esperar que a sorte me bafeje.
 
 
 
Nuno Espinal

comentários recentes
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Abril 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
14

16
19

23

29


pesquisar neste blog