publicado por Miradouro de Vila Cova | Segunda-feira, 13 Abril , 2009, 03:39

Há leitores que me têm perguntado que grupo é um tal “Besclore”, que foi colocado em fundo musical no Miradouro, com as “Segadinhas”.

Pois vamos à explicação.

Aqui há uns anos, quando era coordenador das Actividades Culturais do GCD do Banco Espírito Santo, fui impulsionador de um projecto ligado à cultura popular e que integrava música, dança e teatro, a que dei o nome de Besclore.

Integrei-me no grupo de música tradicional, como músico, em especial, na área da precursão, e fui do grupo o seu porta-voz.

Foi uma aposta conseguida, já que o Besclore atingiu alguma notoriedade, tendo percorrido o país inteiro, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores, com idas ainda ao estrangeiro e participação em programas de televisão.

O grupo de Música Tradicional actuou, corria o ano de 1990 (se não estou em erro) em Vila Cova, num espectáculo na Casa do Povo. Foi um espectáculo conseguido e lembro-me do lado emocional que o envolveu, dado as minhas referências, nas várias intervenções que fiz, a recordações de momentos da minha infância e juventude em Vila Cova.

Curiosamente, do grupo fazia parte o Silvino Lopes, neto de um vilacovense que é muito recordado pelos mais velhos pela sua dedicação à causa de Vila Cova. Refiro-me ao Sr. Silvino Lopes, (já falecido) também conhecido por Silvino das “Bogalhas”, que chegou a ser músico da Flor do Alva.

O Silvino (neto) nutre também por Vila Cova uma grande paixão e é possível que brevemente se instale na região.

 

Deixo aqui fotos de todos os componentes do grupo, retiradas de um CD que gravámos, decorria o ano de 1993, pouco antes de termos dado como extinto o Besclore-Música Tradicional. É uma homenagem que presto a todos esses meus companheiros e de agradecimento pela suas disponibilidades nessa então visita e actuação em Vila Cova, e de que guardo uma muito feliz recordação.

 

 

Nuno Espinal   

 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




comentários recentes
Sinceros sentimentos pelo falecimento do Tó Man...
Não foi de Covid
DISTÂNCIA/SEPARATISMO DOS PARASITAS-HORRORIZADOS c...
Foi de Covid-19?
Caro Sr. Avelar: obrigado pelo seu comentário. Apr...
As nossas condolências para a família toda.Frenk e...
" Ser Poeta ė ser mais alto...(Florbela Espanca)Qu...
Caro Nuno: Gostei muito. Aliás não esperava outra ...
Demasiado jovem para partir.Que descanse em paz.
Sentidos pêsames a toda a família. Muita força e c...
Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9

14

23



pesquisar neste blog
 
subscrever feeds