publicado por Miradouro de Vila Cova | Segunda-feira, 13 Abril , 2009, 03:39

Há leitores que me têm perguntado que grupo é um tal “Besclore”, que foi colocado em fundo musical no Miradouro, com as “Segadinhas”.

Pois vamos à explicação.

Aqui há uns anos, quando era coordenador das Actividades Culturais do GCD do Banco Espírito Santo, fui impulsionador de um projecto ligado à cultura popular e que integrava música, dança e teatro, a que dei o nome de Besclore.

Integrei-me no grupo de música tradicional, como músico, em especial, na área da precursão, e fui do grupo o seu porta-voz.

Foi uma aposta conseguida, já que o Besclore atingiu alguma notoriedade, tendo percorrido o país inteiro, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores, com idas ainda ao estrangeiro e participação em programas de televisão.

O grupo de Música Tradicional actuou, corria o ano de 1990 (se não estou em erro) em Vila Cova, num espectáculo na Casa do Povo. Foi um espectáculo conseguido e lembro-me do lado emocional que o envolveu, dado as minhas referências, nas várias intervenções que fiz, a recordações de momentos da minha infância e juventude em Vila Cova.

Curiosamente, do grupo fazia parte o Silvino Lopes, neto de um vilacovense que é muito recordado pelos mais velhos pela sua dedicação à causa de Vila Cova. Refiro-me ao Sr. Silvino Lopes, (já falecido) também conhecido por Silvino das “Bogalhas”, que chegou a ser músico da Flor do Alva.

O Silvino (neto) nutre também por Vila Cova uma grande paixão e é possível que brevemente se instale na região.

 

Deixo aqui fotos de todos os componentes do grupo, retiradas de um CD que gravámos, decorria o ano de 1993, pouco antes de termos dado como extinto o Besclore-Música Tradicional. É uma homenagem que presto a todos esses meus companheiros e de agradecimento pela suas disponibilidades nessa então visita e actuação em Vila Cova, e de que guardo uma muito feliz recordação.

 

 

Nuno Espinal   

 


comentários recentes
Sinceros sentimentos pelo falecimento do Tó Man...
Não foi de Covid
DISTÂNCIA/SEPARATISMO DOS PARASITAS-HORRORIZADOS c...
Foi de Covid-19?
Caro Sr. Avelar: obrigado pelo seu comentário. Apr...
As nossas condolências para a família toda.Frenk e...
" Ser Poeta ė ser mais alto...(Florbela Espanca)Qu...
Caro Nuno: Gostei muito. Aliás não esperava outra ...
Demasiado jovem para partir.Que descanse em paz.
Sentidos pêsames a toda a família. Muita força e c...
Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9

14

23



pesquisar neste blog