Houve quem dissesse, algures, que a solidariedade não se agradece, comemora-se. Pois, então, é a comemoração da solidariedade que hoje aqui evocamos. Fazemo-lo através do registo de dois momentos que documentámos fotograficamente.
O primeiro, em pleno espaço das instalações do Centro de Dia, tem como protagonista a Suzete Neves, que foi vítima de uma queda na sexta-feira passada na casa onde reside, tendo-lhe sido diagnosticada, já nos Hospitais da Universidade de Coimbra, uma fractura na coluna. Regressou ontem a Vila Cova, com um colete em torno do tronco, e a sua saúde precária requer que se lhe preste um atento e afectivo apoio. É nos serviços da Santa Casa que a Suzete vai contar com o apoio de que precisa. Mas o carinho que a vai envolver, esse, transcende a mera atitude profissional. E as trabalhadoras do Centro de Dia mais do que profissionais vão ser as amigas com que a Suzete pode contar.
O segundo momento envolve o Sr. António Antunes, que foi vítima da pancada de um vime numa das vistas, que lhe provocou o descaimento da retina. Operado segunda-feira em Coimbra, já regressou a Vila Cova, onde decorrerá a sua convalescença. Mas alguns afazeres agrícolas que lhe estavam destinados, implacavelmente, não aguardam pelo seu restabelecimento. Pois um grupo de amigos e familiares não hesitou e apresentou-se na fazenda do Sr. António Antunes a substituí-lo nos afazeres agrícolas. Um gesto bonito que nos apraz registar.
Nuno Espinal