publicado por Miradouro de Vila Cova | Quarta-feira, 28 Março , 2007, 15:57

Como é do conhecimento geral, a água, conjuntamente com o ar, é um dos bens essenciais dos quais o Homem não pode prescindir.

Ainda que este recurso natural cubra 2/3 da superfície terrestre não deixa de ser um bem escasso, devido fundamentalmente a dois factores: desigual distribuição geográfica e relativa escassez de água doce acessível para consumo humano.

Não deixa de ser sintomático que, de toda a água que existe na Terra, apenas 3% é doce e desta nem toda é directamente utilizável.

Ora, de toda a água doce existente na Terra, uma grande parte (79%), encontra-se solidificada em glaciares, estando 20% no subsolo e apenas 1% acessível ao consumo.

Desta forma, considera-se que, de toda a água, apenas 0,03 % está facilmente acessível ao consumo humano.

Estes dados, extraídos de um artigo da Dra. Sandra Caeiro (in Grandes Problemas Ambientais) não deixam de ser apelativos á necessidade de consciencialização do homem do grande valor que a água representa e da necessidade da sua preservação.

Ora, a pressão que o homem exerce sobre a água tem conduzido à sua afectação não só em termos quantitativos mas também qualitativos.

É este segundo factor, fundamentalmente, que veio a afectar o Rio Alva, já que de há uns vinte anos para cá foram-se sentido alguns danos na qualidade das suas águas.

Contudo, a criação de ETARES nas várias povoações que se sucedem nas margens do rio serão um contributo importante para a inversão desta tendência.

É assim que se saúda a construção próxima da ETAR em Vila Cova, (é esta a informação que é corrente) e de outras ETARES de povoações ribeirinhas, na convicção de que o Rio Alva voltará a ser conhecido como um rio de águas limpas e onde a “roupa que era lavada ficava mais branca que o próprio linho”.


comentários recentes
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
O post anterior é assinado por mim Nuno Espinal
Não estive presente no jogo e nunca afirmo o que n...
Março 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11

19
24

25
27
31


pesquisar neste blog