A tarde cinzenta não impediu que um número apreciável de vilacovenses se tivesse juntado nas Tílias, a meio da tarde, nas proximidades do cepo que tem teimado em manter a brasa, resistindo aos aguaceiros e períodos de chuva, como a que ainda ontem fez questão de, em Vila Cova, acompanhar as últimas horas do ano e início de 2009.
E foram esses vilacovenses presentes nas Tílias que foram saudados pela música bem popular da Tuna de Cantares de Coja, que visitou Vila Cova com o principal propósito de cantar as janeiras aos nossos idosos do Centro de Dia. E foi isso que aconteceu. Após uma sua primeira exibição, perante farta e participativa plateia de vilacovenses, a Tuna permaneceu durante uma hora nas instalações do Centro de Dia, onde cantou músicas do seu repertório, perante o encantamento e alegria dos “nossos mais velhos.”
Depois chegaria um grupo de jovens da Flor do Alva, também eles, o que já é tradição, a deixarem a sua saudação instrumental das janeiras e a proporcionarem um momento de grande alegria e confraternização. Antes já tinham espalhado, pelas ruas e casas do povoado, a sua musicalidade e a mensagem de um bom ano para todos.
Claro, há o fantasma da crise. Mas há também a confiança de que a saberemos tornear. E, como alguém comentava, vamos lá partir para 2009 com optimismo e confiança. Por isso haja alegria. Venha lá a música. É que “quem canta seus males espanta”.
Nuno Espinal