publicado por Miradouro de Vila Cova | Terça-feira, 28 Outubro , 2008, 01:49

 

No Pavilhão, que foi armado para o III Capítulo, a Professora Doutora Regina Anacleto, após o almoço de confraternização da Confraria do Bucho, proferiu uma palestra sobre aspectos da História de Vila Cova, nomeadamente sobre os seus principais edifícios históricos, como sejam as Igrejas Matriz, do Convento e da Misericórdia.
Foi uma cativante lição, que prendeu a atenção de todos os presentes, com projecção de imagens que iam sendo comentadas, com a curiosidade de uma delas ter sido manipulada, como foi o caso da referente ao antigo edifício da Câmara, situado no Largo da Praça, edifício que, na manipulação fotográfica, foi despojado de elementos que lhe são estranhos à sua traça inicial.
A ideia foi provar quanto a arquitectura do casario histórico de Vila Cova ficaria a ganhar se muitas das “barbaridades” cometidas tivessem sido evitadas.
Uma dessas “barbaridades”, e que tem sido criticada por muitos que dela tomam conhecimento, é o velho edifício brasonado situado na Rua Direita, que foi totalmente desvirtuado com a adulteração das paredes exteriores iniciais que se transmudaram para revestimento em marmorite. A “vergonha” como tem sido apelidado pelos vilacovenses.
A Doutora Regina Anacleto mostrou outras imagens destes “crimes” à traça de edifícios do núcleo histórico de Vila Cova, ressalvando que a sua intervenção tinha meramente uma intenção pedagógica e de sensibilização.
Entretanto, há casas no centro histórico de Vila Cova que estão a ser postas à venda, com a possibilidade de novos proprietários cederem à tentação de obras que poderão ser uma desvirtuação do traçado de origem. A ver vamos o que vai acontecer.
Mas não deveria competir à Câmara, através do seu quadro de arquitectos, ter uma intervenção nesta matéria?
 
 
Nuno Espinal       
 

 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



comentários recentes
Mais um homem bom que nos deixa. Há tempo que não ...
A perda de um amigo e a amigo da minha família, de...
Publiquei um comentário sobre o meu tio Zé, não ch...
Tio Zé Torda , descanse em paz e que DEUS o pon...
Tio Zé Torda, descanse em paz e que Deus o ponh...
Caro Dr. NunoFoi sem dúvida uma tarde e uma noite...
Sinceros sentimentos pelo falecimento do Tó Man...
Não foi de Covid
DISTÂNCIA/SEPARATISMO DOS PARASITAS-HORRORIZADOS c...
Foi de Covid-19?
Outubro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9


22

27
30


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds