publicado por Miradouro de Vila Cova | Sexta-feira, 12 Setembro , 2008, 09:24

 

Antes, e já lá vão alguns anos, a festa era sempre a 8 de Setembro. Nesta data, agora, só quando coincide com um Domingo. Porque não é o que acontece este ano, aí está a festa marcada para Domingo próximo, dia 14. Vila Cova comemorará o dia da sua Padroeira, Nossa Senhora da Natividade.

 

 

 

A linguagem, com desajuste  profano, de um jovem que me prestava informações sobre a procissão do próximo Domingo, não disfarçava um vivo entusiasmo ao dizer: “Sabe? A imagem da Senhora da Natividade desta vez já é à séria”.
 
O que este jovem me estava a dizer é que a imagem que vai ser transportada na procissão de Domingo corresponde, em absoluto, à de Nossa Senhora da Natividade e não à da Senhora do Encontro, tal como vinha acontecendo nos últimos anos.
 
Ora, havia quem se desgostasse da situação,  de resto compreensivelmente, dado a imagem da Senhora do Encontro, ou outra que fosse, não ser a apropriada, face ao que se comemorava no dia.  Mas era a solução possível, já que a única imagem existente de Nossa Senhora da Natividade, sobranceira ao altar da Matriz, é, pelo seu peso e tamanho, incomportável de ser transportada em procissão.
E foi assim durante anos, à falta de solução.
 
Até que, a partir de agora, a questão vai deixar de se pôr. É que uma vilacovense, Dª Maria Adelaide Leitão Gabriel, residente no Porto, resolve de vez o problema, já que fez a aquisição de uma imagem da Senhora da Natividade, esta de dimensões adequadas a um andor de procissão e que vai ofertar à Igreja de Vila Cova. A imagem foi encomendada a um artesão do Porto e a estreia, com a pompa e circunstância própria de uma Procissão, vai ser Domingo. Motivo acrescido de apelo à presença de muitos fiéis nas cerimónias religiosas.
 
Mas se as cerimónias religiosas, da parte da manhã, são a razão marcante do dia dedicado à Padroeira de Vila Cova, a tarde nem por isso deixa também de ser convidativa à presença de pessoas. O Concerto da Flor do Alva e o piquenique, de permeio com algumas surpresas, são motivos que, sem dúvida, prometem.  
 
 
Nuno Espinal

 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




comentários recentes
Muito bem! Gostei. Contudo falta referir muitos pe...
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
Setembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9

16
18

27



pesquisar neste blog
 
subscrever feeds