publicado por Miradouro de Vila Cova | Quinta-feira, 11 Setembro , 2008, 10:39

 

Numa edição recente, o “Diário As Beiras” dedica um considerável espaço ao concelho de Arganil, surgindo Vila Cova e a freguesia referenciadas algumas vezes. Uma das referências, que registamos por julgarmos do maior interesse, resulta da entrevista que o Presidente da Câmara, Eng. Ricardo Pereira Alves, concedeu àquele diário, onde são referidas as ETAR’s de Vila Cova, S. João e Vinhó.
 
/…/Na área do ambiente, em parceria com as Águas do Mondego, foi desenvolvida a obra da ETAR de Arganil, serão ainda iniciadas este ano as obras das ETAR’s de Coja, Vila Cova de Alva e Barril de Alva e será lançado o concurso para as ETARs de S. João, Vinhó, Pomares e S. Martinho da Cortiça, para “depois se iniciar também um investimento importante na área do abastecimento de água” /…/
 
Em outro espaço, o “Diário As Beiras” refere dados demográficos e patrimoniais do concelho:
 
Em termos demográficos, considerando dados demográficos fornecidos pelos Censos de 2001 (INE), verifica-se uma população residente de 13.623 habitantes, o que corresponde a uma densidade populacional de aproximadamente 41 habitantes/Km2.
A nível económico, e ainda de acordo com os resultados do INE, dos 13.623 habitantes, que constituem a população residente no município de Arganil, 5.589 constituem a população residente empregada. Atendendo à sua distribuição pelos diferentes sectores de actividade verifica-se que o sector terciário é aquele que regista umnúmero mais elevado de empregos, sendo que 2.379 habitante desenvolvem a sua actividade neste sector (42,69%). O sectorsecundário comporta 41,2% da população referida, totalizando 2.305 habitante e por úçtimo apresenta-se o sector primário com 16,2 por cento da população residente empregada (905 habitantes).
 
A atestar a história de Arganil está, também, o seu património arquitectónico, com particular evidência para a Capela de S. Pedro – classificada como monumento nacional -, o Mosteiro de Folques, o Túmulo de Mateus da Cunha (na Igreja Matriz de Pombeiro da Beira) e a Igreja Matriz de Vila Cova de Alva, classificados como Imóveis de Interesse Público. Para além destes, também a Aldeia Histórica do Piódão, a Benfeita (localidade que integra a Rede de Aldeias do Xisto) os Centros Históricos de Arganil ,Coja e Vila Cova de Alva constituem núcleos arquitectónicos de relevante valor /…/.
 

 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




comentários recentes
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
Setembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9

16
18

27



pesquisar neste blog
 
subscrever feeds