publicado por Miradouro de Vila Cova | Sexta-feira, 28 Março , 2008, 02:46

 

Pela foto todos a identificam. Há quem diga que os antigos lhe chamavam “casa do trinco”. Mas ninguém tem a resposta do porquê deste nome.
Certo, certo é que muitos já são os anos sem que a casa sentisse as pisadas regulares e continuadas de um dono. Desde há muito desabitada, há mais de meio século no mínimo, em constante abandono, tem-se degradado ano a ano e tornou-se um desolador espaço misteriosamente enjaulado por quatro paredes em ruínas.
Contudo, albergou gente de nomeada, distinta, gente tida como importante.   Um dos seus donos foi um tal Dr. Silvestre Freire de Faria Costa, natural de Vila Cova e formado em cânones pela Universidade de Coimbra. Diz uma Comarca de Arganil de 1928 que este Dr. Silvestre “quando voltou para Vila Cova advogou e juntou grande fortuna, mas tudo lhe foi roubado no último quartel de vida”. Nestas condições foi viver, em 1853, para a Quinta de Santo António, no Barril, para casa de um sobrinho.
Quem foram os moradores desta casa em anos posteriores ao “exílio” deste senhor é informação que não possuímos.
Sabemos, isso sim, que em 1928 era propriedade do Dr. Alfredo Mendes d’Almeida Ferrão, (em foto publicada numa Comarca de Arganil) vilacovense que foi Juiz Conselheiro do Tribunal Administrativo e que viveu os seus últimos anos de vida em Santa Comba Dão.   
Entretanto, já mais tarde, na década de quarenta a propriedade da casa veio a transitar para o Sr. Adelino Teixeira e, na sequência de heranças, é pertença hoje dos Kessler.
 
Depois de tantas peripécias pode dizer-se que a casa já merecia melhor sorte. Ao menos que lhe dessem nova roupagem e alguma função. A que por exemplo teve em tempos (começo dos anos cinquenta) em que foi salão de animados bailes da população em épocas de carnaval.
 
 
Nuno Espinal/Palmira Barreiras

comentários recentes
O meu profundo sentir á minha querida amida Sra D....
os azulejos lhe davam valor e beleza. muito perdeu
Pode publicar. Achamos importante que o faça. Obri...
É uma informação muito importante.Espero que não s...
O texto relaciona.se, de facto, com minha tia e ma...
Sim, de facto Maria Espiñal, minha tia, era escrit...
Minha Mãe sempre me disse que a madrinha dela era ...
Uma foto lindíssima.
Olá :)Estão as duas muito bonitas.Ainda bem que a ...
PARABÉNS à nossa FILARMÓNICA!
Março 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
14

17

26
29



pesquisar neste blog