Clique para Ouvir
publicado por Miradouro de Vila Cova | Quarta-feira, 08 Novembro , 2017, 00:50

0001.jpg

No próximo dia 25, sábado, realizar-se-á a Assembleia Geral da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vila Cova de Alva que terá como ponto da Ordem de Trabalhos a apreciação do Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2018.

A sessão terá lugar nas Instalações da Casa do Povo.


publicado por Miradouro de Vila Cova | Domingo, 05 Novembro , 2017, 23:33

Em Coimbra fui surpreendido por uma notícia do “Diário” da cidade que referia numa breve:

“O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, visita hoje os concelhos de Arganil e Oliveira do Hospital para se inteirar dos prejuízos provocados pelos incêndios. O programa começa às 15h00 numa exploração agropecuária de Vila Cova de Alva, Arganil, seguindo-se uma deslocação à zona industrial de Oliveira do Hospital, pelas 16h30, onde visita empresas afetadas pelo fogo.”

Fiz vários telefonemas para Vila Cova, mas não tive êxito nas diligências porque dos contactados todos desconheciam a visita.

Mais tarde, no jornal da noite da SIC, vi imagens da presença do líder do PCP em Vila Cova, mais precisamente na Quinta Durraro, onde a proprietária da Quinta, Natalina Jorge, se lamentou, a Jerónimo de Sousa, dos prejuízos sofridos com o incêndio, referindo a perda de 170 ovelhas e barracões destruídos. E acrescentou palavras que são bem elucidativas: “Mas agora tenho uma queijaria para quê? O que é que vou fazer agora? Não tenho ovelhas, não tenho leite… “

Se mais alguma coisa de significativo se passou nesta visita em Vila Cova desconheço. Mas, por um impulso solidário, apenas quero deixar à Dª. Natalina umas breves palavras de alento, que se resumem aos desejos sinceros de que a sua queijaria se recomponha rapidamente, para bem do seu negócio e para bem até da própria imagem de Vila Cova.

 

Nuno Espinal


publicado por Miradouro de Vila Cova | Domingo, 05 Novembro , 2017, 19:14

026.JPG

 

Noventa anos de idade feitos hoje, dia 5. Que idade invejável Sra. Dª Normélia!

Bem mereceu a festa, com o habitual bolo de anos e a cantoria dos “Parabéns”, feita nas instalações (provisórias) do Centro de Dia.

Parabéns, pois, Sra. Dª. Normélia.

Um beijinho de todos nós, muito amigo, terno e festivo.

 

 


publicado por Miradouro de Vila Cova | Quinta-feira, 02 Novembro , 2017, 22:21

20039416_ShbCR.jpeg

A Missa de aniversário da Irmandade da Santa Casa que, de acordo com a tradição, evoca, em cerimonial de sufrágio, todos os Irmãos da Irmandade já falecidos, vai ser realizada no próximo dia 11, a partir das 11 horas, na Igreja do Convento.

Todo o cerimonial religioso, que será presidido pelo Padre Daniel Rodrigues, contará com a presença da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vila Cova.


publicado por Miradouro de Vila Cova | Quarta-feira, 01 Novembro , 2017, 23:10

recolha.jpg

Na próxima quinta-feira dia 2 de novembro de 2017, vai estar uma equipa do RLIS na União de Freguesias de Vila Cova de Alva e Anceriz, a fim de recolher toda a informação relativa aos danos causados pelos incêndios.

Os proprietários devem fazer-se acompanhar dos respetivos registos.

A UF de Vila Cova de Alva e Anceriz vai estar também envolvida nesta recolha de informação, onde o representante será o José Miguel Morais Costa Nunes.

Horário de funcionamento:

Junta de Freguesia de Vila Cova de Alva: das 9h30 até às 13h00

Centro Sócio Cultural de Anceriz: das 14h00 até às 18h00


publicado por Miradouro de Vila Cova | Quarta-feira, 01 Novembro , 2017, 22:28

inc-001.jpg

Na sequência dos últimos incêndios que assolaram a região centro, a Direção Geral de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) mantém aberta uma plataforma para registo de prejuízos agrícolas, a fim de permitir enquadramento em eventual abertura da medida do PDR2020 – 6.2.2 Restabelecimento do Potencial Produtivo.

O Gabinete de Apoio às Vítimas dos Incêndios (GAVl) da Câmara Municipal de Arganil, avisa toda a população sobre a necessidade de os proprietários procederem ao registo dos prejuízos agrícolas decorrentes dos Incêndios no Concelho de Arganil, através do preenchimento da "FICHA DE LEVANTAMENTO" disponível em:

 

http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/especial/declaracoes incendios 102017 drapc.php

 

Os bens que podem ser inventariados Incluem: i) os diversos tipos de aves e animais (morte de animais), ii) as necessidades de alimentação para animais de várias espécies e iii) as necessidades de reposição do capital produtivo, incluindo armazéns agrícolas, máquinas, equipamentos, produções agrícolas, nomeadamente culturas temporárias e permanentes (videiras, oliveiras, fruteiras várias e fruteiras de grande porte), bem como outros bens relacionados com a atividade agrícola.

 

Para mais Informações e auxílio no preenchimento das referidas Fichas poderá dirigir-se aos seguintes locais:

- Junta de Freguesia local;

- Câmara Municipal de Arganil (técnicos municipais: Dr. Alfredo Costa e Eng. R. Abel Simões)

 

Para usufruir do serviço técnico da DRAPC, deverá contactar o Núcleo de delegação de Arganil: Eng. Carlos Santos | Tlf: 969 225 086 |carlos.santos@drapc.min-agricultura.pt

Atendimento presencial: 9 de novembro, a partir das 9 horas, no Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro (antigas instalações dos Serviços Florestais), Portelinha,3300-116    Arganil.

 

 


publicado por Miradouro de Vila Cova | Terça-feira, 31 Outubro , 2017, 22:20

002-001.JPG

 

O velho “Cedro” já não nos enriquece a vista.

Ferido que foi de morte pela crueldade do fogo, tombou definitivamente.

Era algo que nos pertencia e que nos continuará para sempre a pertencer, nas memórias que o tempo nunca apagará.

Ainda se nos entranha nas saudosas recordações que dele sempre guardaremos.

Agora, já tanto se estranha o seu vazio!

 

Nuno Espinal

003.JPG

 


publicado por Miradouro de Vila Cova | Terça-feira, 31 Outubro , 2017, 21:20

A exposição “Pintura Solidária” é uma feliz iniciativa da Editorial Moura Pinto que chega até nós pela mão do artista benfeitense Carlos da Capela e do Presidente daquela Associação o Dr. Carlos Maia Teixeira e que tem a colaboração da Câmara Municipal de Arganil.

O que faz desta exposição algo muito especial é o facto de o valor da venda dos quadros reverter inteiramente a favor das Comunidades afetadas pelos recentes incêndios que destruíram 92% da área florestal do concelho de Arganil, destruíram casas e levaram várias pessoas à morte.

A abertura da exposição está marcada para as 16h00 do dia 31 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Arganil – Miguel Torga.

Composta por 18 quadros de vários artistas ligados ao ATELIER 26 no Porto, a exposição vai estar patente em dois locais distintos: Biblioteca Municipal de Arganil – Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja, podendo ser visitada em:

Arganil de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h30 e aos sábados entre as 9h30 e as 13h00,

Coja de segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h00.

 

 

Com os melhores cumprimentos,

 

O Presidente da Câmara Municipal, Luis Paulo Costa


publicado por Miradouro de Vila Cova | Domingo, 29 Outubro , 2017, 22:11

015.JPG

 

Vieram de Lisboa, com o rótulo de “experts” na tarefa de classificação de vestuário, em termos de sexo, de idades, de espécie e outras tipologias A tarefa era de tal modo ciclópica que cheguei a duvidar da possibilidade de conseguirem resultados, perante a quantidade monstruosa de vestuário que nos foi entregue. Mas, o certo é que conseguiram, ainda que nem tudo, dos milhares de peças que ocupam o Salão da Casa do Povo, esteja embalado com a catalogação devida. Mas, mais do que fizeram era humanamente impossível.

De entre estes seis magníficos refiro o nome de Marta Madeira, filha de Antero Madeira. Foi dela que partiu a ideia de o seu grupo, já com experiência em outros cenários, como o de Pedrógão Grande, nos vir ajudar em Vila Cova. Ocuparam-se nesta tarefa todo o fim-de-semana e contaram com a ajuda do próprio Antero Madeira e da Ani Fonseca. Eu também estive presente nos trabalhos do grupo e o mesmo aconteceu com o inglês Alan, que foi inexcedível pela sua entrega e dedicação.

Todas estas peças de roupa, já classificadas, serão, na próxima quarta-feira, depositadas no Edifício da Antiga Escola Primária, onde ficarão aos cuidados de uma comissão, centralizada no Executivo da União de Freguesias e que integrará três membros da Direção da Santa Casa: Andreia Paiva, Guida Fernandes e Bruno Santos.

Todo o procedimento de distribuição deste vestuário partirá desta comissão, que formulará os critérios ajustados a uma distribuição equitativa.

 

Nuno Espinal

 

006.JPG

005.JPG

 


publicado por Miradouro de Vila Cova | Quinta-feira, 26 Outubro , 2017, 22:06

015.JPG

 

Talvez este tenha sido o afeto mais sincero, de entre os muitos que têm circulado, incluindo os dos comediantes falaciosos da compaixão: o da Natureza, a renascer uma nesga de verde, no meio das cinzas da nossa tragédia.

 

Nuno Espinal


comentários recentes
os meus sentimentos a família
É COM SINCERA TRISTEZA E DESOLAÇÃO QUE VEJO, TAMBÉ...
ola tenho saudades do meu António neves e um grand...
Estes comentários tão sentidos do Nuno e do Zé, es...
Adeus meu Querido Alberto. Obrigado pela tua amiza...
Meu sentinentmis à famílus.awuele amigo abraço ami...
Como sempre, texto a condizer com a realidade dos...
Tão lindos! Beijinhos e boas férias para todos.
Muito bem.abraço a tds vós amigos de longa data
Novembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
16
17

19
21
23
24
25

26
27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds